No dia 12 de julho de 1980 iniciava a 1ª edição daquele evento que anos mais tarde se consolidaria no maior encontro de futebol infantil da América.
A primeira edição do Efipan realizada em julho de 1980, após a disputa do 1º Campeonato Sul-Americano de Futebol Infantil, em Buenos Aires (Argentina), foi disputada até o dia 20, e o campeão foi o AFIM, da Argentina. Dois anos mais tarde, o torneio passou a ser realizado sempre no mês de janeiro.
Por ser realizado no mês de julho com o clima muito frio, o prefeito Pillar mandou colocar refletores no estádio e viabilizar a disputa no verão alegretense com jogos à noite.
Um registro da 1ª edição foi a visita logo na abertura do Falcão, o Rei de Roma desfilou em carro aberto conduzido por Manoel Paoli dos Santos e o Dr. Romário Araújo de Oliveira.
Em 2019, o torneio foi transferido para julho, devido às fortes chuvas e alagamentos que ocorreram na cidade de Alegrete em janeiro. inclusive deixando o estádio inundado com água que chegaram a 1 metro dentro das dependências do Farroupilha.
Marítimo vence São Gabriel pela estreia da Copa Regional de futebol de campo
A pandemia do novo coronavírus acabou frustrando as edições de 2020 e 2021. A coordenação do evento confirmou em 2022, a realização de duas edições. Uma em janeiro e outra no período de férias de julho.
Atletas consagrados no futebol mundial já disputaram a competição, tais como os argentinos Tévez, Riquelme e Cambiasso, e os brasileiros Alexandre Pato, Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Neymar, entre outros. O Internacional é o maior vencedor do torneio, tendo conquistado o título 12 vezes. O Grêmio vem logo em seguida com 7 conquistas, seguido do Palmeiras com cinco títulos. Entre os clubes estrangeiros o Argentinos Juniors venceu três vezes.
O eterno presidente do Flamengo Toninho Fagundes conta que após participar do 1º Sul-americano Infantil no Estádio do Velez Sarsfield em Buenos Aires,em janeiro de 1980, surgiu a ideia de realizar um torneio em Alegrete.
“Como eram equipes representativas da América, (Nacional, Cerro Porteño, Boca, River e muitas outras, resolvi fazer um Encontro de Futebol Infantil, pois estas grandes equipes depois de disputarem um Campeonato Sul-Americano, viriam jogar numa pequena cidade do interior do RS”, destaca Fagundes.
Toninho conta que chegou em Alegrete e falou com o prefeito na época José Rubens Pillar e outras lideranças capitaneados pelo alegretense Breno Prates, que era Presidente da ACIA(Associação Comercial de Alegrete) e foi feita uma reunião geral na sede da ACIA, para concretização do Efipan.
Júlio Cesar Santos Fotos: Flamengo (divulgação)