
Segundo informações da vereadora Dileusa Alves, ao PAT, ela foi acionada no local, pois o animal havia caído e não conseguia mais levantar. Desta forma, também, comunicou a guarda Municipal que acionou a veterinária Salete Arnoud Grande, que constatou com a vereadora que também é veterinária, que o animal estava com tétano.
“Se tivesse sido identificado no início, teria como salvá-la, mas quando animal já fica sem condições de caminhar e enrijecido, a única opção é a eutanásia. Muitas vezes o tétano é negligenciado pelos criadores”- comentou.
Este homem sabe fazer a amada feliz e apaixonada
Dileusa Alves de forma voluntária, realizou o procedimento e a Secretaria de infraestrutura disponibilizou a caçamba e retroescavadeira para que o animal fosse retirado do acostamento da via, até um local adequado para o enterro.
Durante todo o período, o proprietário não foi localizado e, algumas pessoas disseram aos profissionais que a égua estava na rua há tempos e teria sido abandonada pelo proprietário.
Tétano
A doença é causada pela bactéria Clostridium tetani. Ela reside no trato gastrointestinal dos cavalos e pode sobreviver nesse ambiente desfavorável por longos períodos, na forma esporulada.
Mulher agride o companheiro e investe contra Policiais Militares
De fato, a contaminação ocorre por meio de ferimentos na pele. Ferimentos esses que podem ser causados por diversos fatores, como ferrageamento, castrações e demais procedimentos cirúrgicos.
“Essa bactéria, quando entra em contato com a lesão, provoca rigidez muscular de forma sistêmica e o quadro evolui para espasmos, pressão mandibular, febre e morte”, informa.
Viva o alegrete!!! A cidade que apoia carroças!!!em 2023!! Viva a estupidez, ignorância !!