A solenidade ao ar livre, na frente do histórico prédio da escola foi marcada pela emoção e a reafirmação do compromisso dos novos professores com a educação transformadora. A presença do corpo diretivo da escola, familiares, amigos, docentes e convidados.
A cerimônia começou com a entrada solene dos formandos conduzidos por suas paraninfas, seguindo-se o canto do Hino Nacional e do Hino Rio-Grandense. O professor e ex-diretor da Escola, Alair Almeida, procedeu a chamada dos formandos para receberem seus diplomas de professores, o registro em imagens e ganharem o carinho dos seus mestres e familiares. Outro momento de destaque, o juramento coletivo, em que os formandos reafirmaram seu compromisso com a educação e o desenvolvimento humano.
Leia mais: Natal com Cavaquinho, tradição que se mantém há 40 anos, segue fazendo alegria da comunidade
Formatura do Curso Normal do IEEOA em Alegrete
Na sequência da formatura, discursos emocionantes marcaram a celebração da noite em que as oradoras das turmas destacaram a importância da formação contínua e do papel fundamental dos educadores na sociedade que é de transformar vidas.
Leia mais: Com potencial de geração de energia renovável, Alegrete é destaque no Atlas Hidroenergético
As paraninfas, professoras Fernanda do Rio, Lucinara dos Santos, Anelise Dornelles, Eliza Domingues, Ana Maria Lara Lopes Cezar, Viviane Pedroso e mais a supervisora Nilvana Vilaverde fizeram seus pronunciamentos não deixando de destacar a importância da formação de educadores preparados e engajados e ressaltando que cada um dos formandos está apto a contribuir significativamente para a educação no país e tendo nas mãos a capacidade de transformar vidas através do ensino.
Coube ao atual diretor do IEEOA, Ernesto Rodrigues Viana, proceder ao encerramento da solene formatura , expressando sua gratidão com os que estiveram juntos. “Vocês foram a mão que tivemos durante esses seis anos de gestão”, destacou. Agradeceu, emocionado aos seus familiares e à equipe que o acompanhou durante a caminhada e prestou um tributo aos diretores que já partiram, Gláubia Jaques e Ismar Santos, assim como à saudosa professora Ana Aurélio. Num gesto marcado pela emoção, o diretor pediu que cada formando entregasse uma rosa amarela aos pais, padrinhos ou a quem gostaria de homenagear, simbolizando a eterna gratidão, marcada por abraços que se multiplicaram no ambiente da formatura. Após, o diretor Ernesto fez suas despedidas, com palavras de agradecimento e manifestou a sensação do dever cumprido pelo fato de estar deixando a direção da Escola após cumprir seu mandato. A partir do dia 2, assume como nova diretora a professora Ana Leonor.
Com o tradicional gesto de jogar os chapéus (capelo) para o alto, em momento de congraçamento , a solenidade foi encerrada em meio a abraços, sorrisos, lágrimas e muita comemoração. A formatura dos novos professores não é apenas um marco na sua trajetória de estudos , mas também um convite ao compromisso profissional e à busca pelo conhecimento continuado.
Colaboração Alair Almeida