Entidades mantêm tradição e realizam festas juninas on-line em Alegrete

No mês de junho, a Igreja celebra a festa de três grandes santos: Santo Antônio (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). Essas festividades, trazidas para o Brasil pelos colonizadores portugueses, ficaram popularmente conhecidas como Festas Juninas.

A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.

Na pandemia essas festas têm formato on-line como a organizada pela APAE de Alegrete em que das 10h às 15h , deste dia 24 serão realizadas atividades on-line na página da entidade no facebook.   Mesmo a distância a festa será  animada, de acordo com a coordenadora pedagógica, Cristina Nunes da Costa.- Vamos estar interagindo com nossos pais fazendo sorteios, concursos e muitas brincadeiras”.

 

Antes de assumir sua forma cristã, as festas juninas tiveram origem pagã no hemisfério norte, onde se festejava, em junho, o solstício de verão, para comemorar o início das colheitas. Com a expansão do cristianismo, elas foram ganhando novo significado e nova roupagem, tornando-se celebração da festa de São João, chamada de festa joanina (de João) e, posteriormente, junina (de Junho). Nela, Santo Antônio e São Pedro passaram a ser também celebrados.