Escola do Legislativo da Câmara promove curso de LIBRAS básico

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Alegrete continua cumprindo sua missão de aproximar o parlamento da sociedade, oferecendo atividades que possibilitam a qualificação tanto dos servidores quanto da comunidade em geral.

Dentre as diversas iniciativas promovidas, destaca-se o Curso de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS Básico, que teve início na sexta-feira (12).

As inscrições para o curso foram encerradas rapidamente, visto que todas as 25 vagas disponibilizadas foram preenchidas em poucas horas. O curso é voltado para a capacitação dos servidores da Câmara Municipal de Alegrete e de outros órgãos públicos que demonstraram interesse em participar.

Na onda de vandalismos, nem o busto do Doutor Romário foi poupado

As aulas são ministradas pela professora Ana Paula Gomes Lara, que abordará alguns conceitos básicos da Língua Brasileira de Sinais, aspectos linguísticos, sinais básicos e alfabeto manual. A periodicidade do curso será semanal, com uma aula das 10h às 12h, todas as sextas-feiras, no plenário da Câmara. Serão 10 aulas de duas horas cada, totalizando 20 horas. Durante o curso, haverá interação com colegas e com as atividades propostas pelas professoras. A obtenção do certificado estará condicionada à presença nas aulas e participação nas atividades propostas.

O Curso Básico de LIBRAS terá outros módulos complementares em data futura ainda não definida. Desde 2021, as sessões e atividades da Câmara de Alegrete, transmitidas pela TV Câmara, contam com tradutoras de libras. As intérpretes Roberta dos Santos Messa e Mariele Silva da Silveira fazem parte da rotina das sessões, tornando a Câmara de Alegrete muito mais inclusiva.

Para o presidente Luciano Belmonte, a inclusão dos surdos na sociedade é essencial, e a Língua Brasileira de Sinais é uma forma expressiva de inclusão. “É por meio dessa língua que o surdo faz a interação na sociedade, construindo sua identidade e exercendo sua cidadania”, avalia Belmonte. Com a realização do Curso Básico de LIBRAS, a Câmara Municipal de Alegrete dá mais um passo em direção à inclusão social e à promoção da cidadania plena.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários