Festa clandestina com cerca de 400 pessoas é encerrada em Porto Alegre

Casa noturna fica na Rua Castro Alves, no bairro Independência. Além disso, fiscalização dispersou outras aglomerações pela cidade.

Uma festa clandestina, com cerca de 400 pessoas, foi encerrada na madrugada deste sábado (1º), em Porto Alegre, durante uma fiscalização. A aglomeração ocorria em uma casa de festas na Rua Castro Alves, no bairro Independência.

O local foi interditado e os proprietários foram identificados e autuados pelo descumprimento da legislação que estabelece normas de segurança sanitária devido à pandemia da Covid-19.

A reportagem tentou contato com a casa noturna, mas não teve retorno.

A ação contou com a Guarda Municipal, Brigada Militar e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Conforme as autoridades, os agentes de segurança costumavam receber denúncias de festas clandestinas nesta casa noturna. Mas só neste fim de semana conseguiram desfazer a aglomeração porque os donos do local tinham uma estratégia para burlar a fiscalização.

Segundo a Guarda Municipal, sempre tinham seguranças escondidos, garantindo que a entrada dos clientes fosse rápida para parecer que estava tudo fechado. Além disso, não dava para ouvir o som do lado de fora.

“A entrada é por uma casa verde. Tem um segurança sempre ali, só que hoje a gente adentrou ali e flagramos esse tumulto de pessoas aglomeradas”, afirma o agente da Guarda Municipal Sérgio Feltes.

Mas essa não foi a única aglomeração dispersada durante a madrugada na Capital. No Largo dos Açorianos, havia cerca de 200 pessoas aglomeradas no começo da madrugada.

“Hoje [sexta] a noite está bem atípica, ela está com a demanda bem alta de ocorrências e incidências de descumprimento de decreto. A guarda só na noite de hoje já atendeu mais de 20 ocorrências de aglomeração”, afirma o chefe do turno da Guarda Municipal Luis Ricardo Flores.

 

Na Rua Fernando Machado, no Centro Histórico, foi desfeita a aglomeração em frente a um estabelecimento por duas vezes, já que os frequentadores voltaram ao local depois da primeira fiscalização.

Também houve patrulhamento e desaglomeração nas ruas Lima e Silva e República, na Cidade Baixa, e na Rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento.

Além disso, por volta das 2h da madrugada, a orla do Gasômetro estava movimentada. Carros estacionados em local irregular, e várias pequenos grupos formados com pessoas que não usavam a máscara de proteção.

Guarda Municipal, Brigada Militar e EPTC dispersaram aglomerações na madrugada deste sábado (1º) — Foto: Cesar Lopes / PMPA

Guarda Municipal, Brigada Militar e EPTC dispersaram aglomerações na madrugada deste sábado (1º) — Foto: Cesar Lopes / PMPA