Uma rua em que as fezes estão de ambos os lados das calçadas é na General Vitorino entre a rua dos Andradas e a Avenida Dr Lauro Dorneles.
É um nojo e uma falta de respeito disse uma funcionária pública que passa nesse trechos. Afirma que as pessoas precisam entender que calçadas são públicas para pedestres e não somos obrigados a andar pisando em fezes de cachorro, pondera.
A ex vereadora Vanda Dorneles lembra que o ex vereador Carlos Duarte- Cabeto foi quem criou a lei de que as pessoas devem juntar as fezes de seus cães quando estão passeando com estes nas ruas.
Mas um problema que se verifica é a quantidade de cães soltos nesta parte do centro. E são animais bem cuidados, observou um trabalhador.
Vanda diz que ela mandou confeccionar placas e colocou nas praças e parques solicitando que as pessoas juntem as fezes de seus pets em sacolas quando saem para passear.
Isso não acontece só no centro, nos bairros o problema é o mesmo, aqui na Vera Cruz, isso se repete, infelizmente as pessoas não se importam com os outros, muitas largam os cães para devecarem na rua, tão logo amanhece, tremenda falta de educação que deveria ser combatida pelos entes públicos, como também pelas associações de proteção aos animais, pois tudo tem limite.
Quando se trata de animais, possivelmente se tem um dono, Alegrete tem que criar um sistema de controle como países que tercearizam o recolhimento de animais soltos. Se dá um determinado tempo para cadastro dos animais e logo após começam os recolhimentos.
Existe a lei , como a ex vereadora Vanda mencionou e o interessante que na época, muita gente criticou a Lei, ridicularizando a. Inclusive , um lojista da Andradas, que observo sempre ter fezes de cães na sua calçada, era comum a crítica do mesmo sobre o assunto.