Fundado em 14 de julho de 1963, o Clube Escolinha de Futebol Flamengo completa nesta quarta-feira (14), 58 anos de histórias e conquistas.
Em suas tradicionais cores no preto e vermelho, o clube foi fundado pelo até hoje presidente Antônio Carlos Fagundes, o Toninho.
Ao longo das décadas, o Flamengo tornou-se referência pelo seu trabalho nas categorias de base, revelando inúmeros atletas, não apenas para a dupla Grenal, como também para clubes de todo país.
O Flamengo é conhecido nacional e internacionalmente por ser, com o apoio da Prefeitura e da Federação GAÚCHA De Futebol, o organizador e idealizador do EFIPAN, torneio de futebol infantil mais tradicional do mundo, reconhecido pela FIFA, CONMEBOL e CBF.
Promotoria de Justiça reitera pedido de informações sobre obra do novo presídio de Alegrete
Grandes jogadores, como Ronaldinho Gaúcho, Emerson, Diego, Mineiro, Ronaldinho Gaúcho, Alexandre Pato, Neymar, Tévez, Riquelme e Cambiasso, entre muitos outros, tiveram o primeiro destaque de suas carreiras participando do encontro.
Em 2008 o Flamengo estreou em campeonatos profissionais, disputando a segunda divisão do Campeonato Gaúcho. Após um início promissor, quando empatou o primeiro jogo contra o tradicional São Paulo de Rio Grande em casa, e venceu o Bagé, fora por 1 a 0, a equipe desandou e acabou eliminada na primeira fase, ficando em sétimo e último lugar na chave 2.
O Flamengo voltou a focar nas categorias de base e aguarda retorno do futebol pós pandemia para reativar suas equipes de menores. Em 2022, sediará pela primeira vez duas edições do EFIPAN num intervalo de sete meses entre uma e outra, tudo para confirmar o slogan de que: os craques passam por aqui.
Com suas atividades paradas por conta da pandemia, o Flamengo comemora sua trajetória ao longo dos seus 58 anos, sem festa e sem bola rolando. A comemoração é dupla, pois neste mês completou 41 anos de realização do maior encontro de futebol infantil da América.
Júlio Cesar Santos Foto: Flamengo (reprodução)