Jatos de baixos níveis carregam os aerossóis. Eles foram registrados nas áreas Central, Sul, parte do Norte, Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre.
As fumaças de queimadas que acontecem na região do Pantanal do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste do país, chegaram ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (11).
Segundo a Somar Meteorologia, ventos que ficam a 1,4km de altura, chamadas de jatos de baixos níveis, carregam os aerossóis.
Imagens de satélite mostram a fumaça sobre a área do RS — Foto: Somar Meteorologia/Reprodução
No Observatório Heller & Jung, em Taquara, Região Metropolitana de Porto Alegre, a fumaça era percebida em todas as direções pelas câmeras instaladas.
Imagens de satélite também mostram que grande parte do estado foi atingido. A fumaça chegou a regiões como o Centro, Sul, parte do Norte, Serra e Região Metropolitana da Capital.
De acordo com dados do Prevfogo, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos incêndios florestais do Ibama, em 2020 a área queimada no Pantanal já passa de 2,3 milhões de hectares, sendo 1,2 milhão em Mato Grosso e mais de 1 milhão em Mato Grosso do Sul.
Essa área representa quase 10 vezes o tamanho das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro juntas.
Fonte: G1