
Até o final dos anos 80, ele era apenas a primeira quadra da rua Gaspar Martins, a principal do centro de Alegrete, com calçadas normais e a rua no meio em que o trânsito fluía da Gaspar em direção à praça.

-Lembro que estar naquele quadra era o máximo, porque era onde tinham as principais lojas, como a Casa Moojen que vendia eletrodomésticos e eu ficava olhando tv preto e branco na vitrine, sonhando de quando meu pai ia comprar uma para nossa casa, isso na década de 70, disse a dona de casa Maria da Luz.

No ano de 1989, Alegrete seguiu a tendência da época e mudou o visual da primeira quadra, com o calçadão que deu um ar de modernidade à Teceira Capital Farroupilha. Famílias circulavam no local com suas crianças, num espaço amplo, novas lojas se fixaram ali onde todos podiam ver vitrines e desfrutar do local.

Sendo o principal ponto de referência da cidade era comum as pessoas dizerem: te encontro no calçadão.
Scanner corporal vai dificultar a entrada de ilícitos nas visitas ao Presídio de Alegrete

Passados mais de 35 anos, um novo projeto, a pedido de empresários do local, vem para seguir a atual tendência de algumas cidades da região( exemplo: Santiago e São Gabriel) e melhorar o fluxo do movimento na quadra do calçadão Helio Ricciardi. Como e projeto é para rua, o Secretário de Planejamento e Vice- prefeito, Jesse Trindade dos Santos, disse que não tem maquete de como vai ficar a obra.
Justiça condena a mais de 60 anos réus que deixaram vítima em estado vegetativo
Desde a última quarta-feira dia (9), o barulho das máquinas e o movimento dos trabalhadores está transformando o passeio público do coração da cidade.

Ali, bem no meio, será construído um estreito corredor para passagem de carros, em trânsito lento. Nos lados, calçadas largas, uma repaginação com projeto de iluminação e novos bancos.
Fotos Marini – Stop
Acho desnecessário abrir rua no meio .Vai tirar a paz dos transeuntes do calçadão
[email protected]