O professor de educação física e a época vereador, Roger Dorneles Severo, conta que conseguiu em 2012, junto ao então Deputado Federal, Luis Carlos Heinze, um recurso extra de 1,5 milhão de reais destinado a um ginásio municipal.
O caos estrutural do Presídio é minimizado com grandes melhorias para os agentes e apenados
O então assessor, à época, do Deputado Heinze, Vinicius Loureiro, informa que o valor chegou a ser cadastrado e empenhado, mas como o projeto não foi apresentado pela Prefeitura na Caixa Federal, o recurso foi cancelado e o valor voltou ao Ministério correspondente. Ele disse que a área para o ginásio seria na Avenida Caverá e que hoje o valor deverá ser quase quatro vezes mais do que foi conseguido em 2012.
Depois de tantos anos, a necessidade de um grande centro esportivo continua muito presente para servir a comunidade.
O vice- prefeito e Secretário de Planejamento, Jesse Trindade dos Santos, diz que é importante um Ginásio Municipal e trabalham com esse objetivo: viabilizar um projeto e buscar recursos para realizar esse sonho da comunidade esportiva.
Alegrete é uma das poucas cidades com contingente populacional acima de 70 mil habitantes que não conta com ginásio municipal.