Medalhista na OBMEP reflete sobre o sistema educacional e seus desafios estudantis

Vitor Flores Leite, de 18 anos, compartilhou sua experiência no sistema de ensino público e sua conquista na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Formado no ensino médio pela Escola Estadual Demétrio Ribeiro, Vitor estudou integralmente em escolas públicas e conheceu a OBMEP enquanto cursava o 6º ano na Escola Municipal Luiza de Freitas Vale Aranha.

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Ele relembra ter participado da competição duas vezes durante o ensino fundamental, interrompido posteriormente pela pandemia de COVID-19. No ensino médio, Vitor continuou a participar anualmente, evidenciando sua afinidade com a matemática. Apesar disso, ele reconhece que a pandemia trouxe lacunas em seu aprendizado. Com o apoio do professor Márcio e de outros docentes, conseguiu superar essas dificuldades, consolidar conhecimentos e desenvolver o raciocínio lógico. Esse esforço resultou, pela primeira vez, em uma premiação na OBMEP.

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Vitor revelou que, embora não tivesse o hábito de estudar em casa, fez esforços adicionais para compreender conteúdos que não puderam ser trabalhados integralmente durante as aulas devido à carga horária limitada dos professores.

Ao refletir sobre sua experiência, ele criticou a falta de suporte das escolas em relação às olimpíadas científicas nacionais. Segundo Vitor, muitos alunos não são informados sobre sua participação ou classificação nas competições, o que contribui para a baixa adesão e reconhecimento dos estudantes da cidade. Ele destacou que, em 2024, foi o único aluno do ensino médio de sua cidade a conquistar uma medalha nacional na OBMEP, o que, para ele, reflete falhas no sistema educacional.

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Em 2025, Vitor vai participar da cerimônia de premiação regional em Porto Alegre, onde vai receber as medalhas físicas referentes à conquista. Ele agora mira o ensino superior e aguarda os resultados dos processos seletivos da UFSM e da Unipampa, onde deseja cursar Ciências da Computação.

A trajetória de Vitor Flores Leite ressalta a importância de iniciativas como a OBMEP e o impacto que o incentivo e o suporte escolar podem ter no desenvolvimento acadêmico dos alunos.

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