De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), as vendas deste ano já conseguiram ultrapassar 10,7% a mais que todas as vendas de 2021.
E em Alegrete, o crescimento de pessoas que praticam o ciclismo é visível e, praticamente todos os dias tem alguém tentando iniciar no esporte. Então, para falar um pouco mais sobre o amor pelo ciclismo, a reportagem do Portal Alegrete Tudo realizou um bate papo com um dos apaixonados pelo esporte.
Leia mais: Psicanalista e paciente encontram um jeito único de mútua ajuda
O alegretense Jones Trindade tem 44 anos e trabalha como profissional em jardinagem há 15 anos no município. Sua relação com a bike começou aos 20 anos, já são mais de duas décadas pedalando. Conciliando o trabalho com a paixão. Ele encontra tempo para treinar e também se dedica às competições pela região. Inclusive nesta temporada faturou mais um título na sua faixa etária em importante competição regional de mountain bike. Jones é casado com Lidiane Severo e reside na Zona Leste. Confira os principais trechos do bate-papo:
Leia mais: Adeus a Cândido Bilheri, ex-colaborador da CAAL e figura marcante em Alegrete
PAT: A temporada 2024 encerrou da melhor forma. Bicampeão master da Copa União de MTB. Como conseguiu conquistar por dois anos consecutivos essa competição ?
Em 2023 e 2024 conquistei o bicampeonato da Copa União MTB, que é disputado em vários etapas e em diferentes cidades. Minha estratégia foi sempre etapa por etapa. Tentar sempre estar entre os três primeiro da categoria, o que não é fácil por ter sempre bastante competidores nesta categoria. A Copa é disputada em diferentes cidades com percursos em estradas de chão batido e muitos obstáculos. Sempre prevaleceu minha experiência e paciência na estrada para conseguir chegar no grupo principal e muitas vezes conseguindo chegar na geral da competição entre os 10 da geral. Na minha categoria é ótimo estar ali com outros atletas mais jovens e mais fortes.
PAT: O ciclismo está entre os esportes que mais ganharam adeptos nos últimos anos. O que significa pra ti pedalar. De que forma o ciclismo agrega na tua vida?
O ciclismo para mim sempre foi uma paixão. Amo andar de bike desde que aprendi e sempre gostei de competições, ainda mais em estrada de chão batido. E também bicicleta faz muito para saúde e para esparecer quando muitas vezes estou cansado.
PAT: Alegrete é celeiro de grandes ciclistas. De que forma tu acredita que possa incentivar mais pessoas a pedalar?
Eu acredito que para muitos posso incentivar pelo meu modo de estar até hoje competindo, muitas vezes sem treinar direito. Agregando este esporte após meu serviço e estar na ativa por muitos anos possa ser uma forma de incentivo. A prova é que basta a gente querer.
PAT: Como tu concilia tua atividade profissional com os treinos de bike ?
Sempre que me preparo para ir nas competições e campeonatos, o treino é fundamental. Costumo fazer o treino no fim do dia, após o serviço e respeitando meu limite. Não precisamos forçar demais. Muitas vezes as pessoas não se dão conta da carga horária no serviço e depois querem pegar a bike para treinar e achar que não tão bem por não fazer média boa. O mais importante é ir, independente da distância que se vai fazer no dia. Claro, tem uns dias com mais intensidade, ritmo de prova, mas é necessário dar tempo para o descanso.
PAT: Este ano tu pedalou mais de 7 mil quilômetros. Qual foi a pedalada mais difícil que tu fez em 2024 ?
Ih, (risos). Foram tantas, mas acredito que neste ano a pedalada mais difícil para mim foi um desafio de MTB em Bagé. O calor e estrada arenosa dificultaram bastante.
PAT: Um ciclista na categoria master é visto como um exemplo. O que tu diria para quem quer iniciar pedalar em 2025. Seja por recreação ou competição ?
Para quem está iniciando e quiser dicas ou pegar estrada, pode me procurar. Alegrete era um celeiro de adeptos do MTB, mas infelizmente hoje já não é como antigamente. Uns foram embora outros nos deixaram e outros partiram para outros esportes.
PAT: Em 2025, teremos novos legisladores no município. Cita três demandas que tu julgue necessário para a cidade?
As demandas que espero que o município venha cumprir com sociedade é usar dinheiro nas demandas que a cidade tenha de mais urgência
PAT: Já que estamos findando mais um ano. Qual é o teu sonho ou projeto para 2025?
Meu sonho é que as guerras no mundo acabem. E no ciclismo poder estar com saúde e competir. Agradeço todos amigos alegretenses que me apoiam e estão sempre me incentivando. Feliz Ano Novo.
Fotos: acervo pessoal