Menina de 11 anos tem morte por Covid-19 confirmada em Canela

Ela morreu no sábado (27), mas exame positivo para coronavírus foi divulgado nesta quarta (3). Hospitais da Serra operam acima da capacidade máxima.

Uma menina de 11 anos, moradora de Canela, na Serra, morreu no sábado (27) e teve, nesta quarta-feira (3), a confirmação da causa como Covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, ela tinha comorbidades graves e estava internada em hospital de Caxias do Sul.

O caso estava em análise pelo Centro de Operações de Emergências da Saúde Estadual e teve a causa relacionada à Covid-19 e não à Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), vinculada ao coronavírus.

 

Ela é a vítima mais jovem da doença na cidade. Até o momento, 84 pessoas morreram em decorrência da Covid-19 em Canela.

São mais de 4,4 mil casos, dos quais 190 estão ativos. Os 10 leitos do Hospital de Canela estão ocupados, e 31 pacientes estão na enfermaria.

 

Superlotação na Serra

 

Em Gramado, a situação também é preocupante. A ocupação de leitos está em 138%. O comitê de crise do município se reuniu nesta tarde para estudar novas formas de enfrentamento, mas nenhuma ação foi definida.

Em Caxias do Sul, há cinco dias todos os hospitais operam acima da capacidade. São 31 pessoas esperando por um leito, e outros 22 pacientes aguardam em UPAs e emergências por um espaço nas enfermarias.

Em Bento Gonçalves, o Hospital Tachini atingiu 110% de ocupação dos leitos nesta quarta. Novos ambientes foram criados para receber pacientes de alta e média complexidade até que possam ser levados a uma UTI. O hospital também convocou profissionais que estavam em férias para ajudar com a demanda.

Fonte: G1