
A Prefeitura de Alegrete, através da Imembui Microfinanças, movimentou a economia do Município liberando somente nos dois primeiros meses de 2021 mais de R$214 mil, ficando em segundo lugar em valor liberado, sendo Santa Maria a primeira, nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2021. Os valores liberados apoiam principalmente empreendedores formais e informais, que no último ano estão enfrentando desafios para manterem seus negócios devido a pandemia.
A Imembuí Microfinanças, uma Associação Civil (privada), sem fins lucrativos, qualificada junto ao Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, de Microcrédito, autorizada a operar com o Microcrédito Produtivo Orientado, atua em mais 30 municípios do estado, aqui em Alegrete a Imembuí atua através do Convênio a Prefeitura Municipal desde 2012.
A Imembuí Microfinanças, libera valores de até R$20 mil para diferentes setores. Em levantamento feito pela instituição, 66,69% foi destinado para prestadores de serviço, 25,47% do valor foi injetado no comércio do município e 7,83% no setor da indústria.
Os atendimentos da instituição são feitos na Casa do Empreendedor, na Rua Luiz de Freitas, 151, junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.