Mobilização coloca servidores da área de segurança entre os grupos prioritários para vacinação

Na manhã da última terça-feira(9), uma reunião na Câmara de Vereadores contou com a presença  de Anabel Dichete, representante do Sindicato AMAPERGS que envolve os servidores penitenciários, o Juiz de Direito da VEC Rafael Echevarria Borba, a Promotora Criminal Daniela Fistarol, o diretor do Presídio Estadual de Alegrete Cledir Luis Pies, Flávio Ivan de Oliveira representando a Guarda Municipal e os vereadores Vagner Fan/MDB e Firminia Soares (Fuca)/PDT, Presidente da Câmara.

O objetivo foi solicitar através da Secretaria Municipal de Saúde que sejam acrescidos no grupo prioritário, neste momento, todos os agentes da Segurança Pública que atuam diretamente no combate da pandemia, como linha de frente e sendo este um serviço considerado essencial, apontaram as autoridades presentes.

Vereador Vagner Fan,  um dos propositores do encontro, ressaltou que a intenção não foi uma situação igualitária ou pensando em causa própria,  mas uma avaliação feita em decorrência de um possível desastre que um colapso na segurança pública poderia representar caso ocorresse um contágio em massa, tanto na polícia civil que está diuturnamente nos plantões, na Brigada Militar, na Susepe ou até mesmo em relação aos apenados. ” Até o momento,  sete agentes penitenciários foram afastados pelo vírus, e considerando o déficit em todas as frentes de segurança esse número é muito expressivo.  Imagina em todos os órgãos um número relacionado a esse, de positivados? Sem contar que já sabemos que não há vagas no hospital,  um possível surto no PEAL seria uma tragédia ” – citou.

Após a reunião na Câmara, um ofício foi entregue ao Prefeito Márcio Amaral e à Secretária de Saúde Haracelli Fontoura que se solidarizaram com os órgãos de segurança e disseram apoiar a causa.