Novo Comandante da Brigada: a cidade terá um policiamento ostensivo mais atuante

O Capitão Jean é o novo comandante interino do 2º Esquadrão da Brigada Militar em Alegrete. Jean Roberto Monteiro Quatrin, 28 anos, natural de Cruz Alta e formado em Direito, passou dois anos na Academia de Polícia Militar em Porto Alegre.

Após a formatura, assumiu o 1º Esquadrão da BM em Santana do Livramento, sendo Chefe da 2ª Seção de Inteligência e atuando por quatro meses na Fronteira. Na última quinta-feira (5), o Capitão Jean assumiu interinamente o comando da corporação do 2º Esquadrão/Regimento de Polícia Montada.

Leia Mais: Arrombador que foi impedido de entrar em residência agride proprietária com golpe de madeira

O Portal Alegrete Tudo entrevistou o novo comandante. Em seu gabinete, administrando as atividades de rotina, respondeu a diversos questionamentos relacionados à segurança pública local. Com formação em ciências militares, com ênfase em segurança pública, o Capitão tem uma ligação com a cidade. Ele revelou que há seis anos possui residência em Alegrete, pois seu pai responde pela gerência local da Corsan. Mesmo estando fora, acompanhou o desenvolvimento e o cotidiano da cidade. Ele revela que Alegrete está dentro de um parâmetro aceitável em relação aos índices de violência.

Mesmo com o efetivo reduzido, trabalhando com a metade do necessário, o Capitão promete administrar o policiamento elencando prioridades. O Setor de Inteligência, após mapeamento da área, planeja os locais prioritários. “Teremos mais efetivo nas ruas em datas de maior movimento, além de combater delitos em locais determinados”, revela o novo comandante. Por questões estratégicas, ele omite o número do contingente. Com experiências desenvolvidas na carreira, acredita que as ações pautadas irão se refletir nas áreas saturadas, com abordagens e uma setorização desses locais.

Leia mais: Juiz condena homem que agrediu cunhado com golpes de facão no rosto e na cabeça

No combate ao crack e demais drogas, o trabalho será intenso. O Capitão pretende agir em conjunto com a Polícia Civil e Setor de Inteligência. “Vamos colocar patrulhamento em locais reincidentes, no combate ao tráfico e à posse de drogas”, revela o Capitão Jean. Em relação à delinquência juvenil, principalmente pelos benefícios da Lei que ampara a menoridade, o comandante salienta que a Brigada vai combater de forma eficaz. “A utilização de menores dentro do tráfico precisa ser erradicada”, pontuou o Capitão. Sobre o Policiamento Comunitário, os números são satisfatórios, revela. Com a participação do Poder Público, a experiência poderá ser ampliada para outras zonas críticas da cidade – finaliza.

O novo comandante destaca que o novo policiamento já está rendendo resultados. Com a ajuda da comunidade, o GOE prendeu um traficante nesta semana. O intuito é priorizar as zonas críticas. O Esquadrão recebeu uma doação do Ministério Público e, nesta semana, está instalando um sistema de segurança no QG, com cerca elétrica e portão, para garantir total segurança dentro do Esquadrão.