O Dia de Finados na visão de diferentes crenças em Alegrete

Neste dia 2 de novembro é Dia de Finados - data que se prestam homenagens a pessoas falecidas com as famílias indo a cemitérios levar flores, acender velas e fazer orações. A visão de cada crença ou religião é diferenciada para essa data.

Para os Católicos, de acordo com Padre Pedro Navarro, Pároco da Paróquia a Nossa Senhora Conceição Aparecida, eles não celebram a morte, mas sim a Vida Eterna.  -Ao recordar os irmãos falecidos rezamos na firme esperança de que desfrutem da Vida Eterna, contemplando a face de Deus. É dia de recordar e agradecer o bem e o amor que nossos entes queridos viveram neste mundo”.
Explica  que  o gesto de levar flores ao cemitério simboliza a Vida nova nesta eternidade que é mistérica, mas que é promessa do próprio Cristo.

Ana Beatriz, a alegretense que venceu o câncer e viu no esporte uma nova forma de encarar a vida

Pra o Bispo Ênio Bastos da Igreja Quadrangular, o Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, é um momento de lembrança e reflexão sobre os que já partiram. Para os evangélicos, esse dia não possui um significado litúrgico específico como as tradições católicas. Muitos evangélicos veem a data como uma oportunidade para honrar a memória dos entes queridos, refletir sobre a vida eterna e a esperança da ressurreição em Cristo.

A presidente da Casa Espírita Eulália Nogueira, Rosane Vilaverde, disse que para o espiritismo a morte é apenas uma mudança de estado, uma caminhada evolutiva que continua em outro plano ou dimensão. Os Espíritos podem se comunicar com seus afetos que continuam encarnados e sua separação é temporária, pois um dia voltam a se encontrarem. Por isso o espiritismo não cultua o dia de finados conforme é feito em outras doutrinas, mas respeita a reverenciada data porque neste dia mais pessoas fazem preces e isso é muito válido para os entes que já não estão fisicamente entre nós.

João Monteiro, no segundo mandato, fala em adequação dos serviços de humanização

Em geral, a ênfase está na certeza de que os que creem em Jesus têm a promessa de vida eterna e que a morte não é o fim, mas uma transição. A data pode ser marcada por visitas a cemitérios, orações e cultos em memória dos falecidos, mas sempre com a perspectiva da esperança cristã.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários