O guri alegretense e colorado do Efipan 2016-2017

Entrevista: 

O alegretense João da Silveira, filho do casal Cristina Flores da Silveira e Dane Morais, aos 11 anos realizou um sonho que era jogar num clube grande. Após anos jogando pela Associação Jogos da Solidariedade, o guri de Alegrete chegou na Capital e defendeu as cores do Gigante da Beira-Rio. Entre muitas conquistas e aprendizados, o garoto está disputando a 10ª Copa Três Coroas Sub 11. No dia em que perdeu o clássico Gre-Nal, o pequeno João concedeu uma entrevista ao Portal Alegrete Tudo, o garoto é promessa para o Efipan 2016 e 2017:

 

Portal: Como você entrou na base colorada ?
João: No final de 2012, quando eu disputei a final do Estadual de Futsal pela AJS de Alegrete em Porto Alegre, o Coodenador da Base do Inter, Felipe Kssesinski me viu jogando, aí ele falou com meu pai para me trazer para uma avaliação. Fiz uma semana de testes e fui aprovado.

a joão time

Portal: Qual a maior dificuldade nos treinos ?
João: Não vejo muita dificuldade não, o que as vezes é ruim, são os treinamentos quase sempre em campo sintético e jogamos em campo natural, isso atrapalha um pouco, já que é bem diferente o piso. Quem joga futebol sabe o que estou falando.

a joão chute

Portal – Como concilia estudos, treinos, jogos e o lazer ?
João: Bom, minha rotina é estudar todos os dias pela manhã e treinos pela tarde em três períodos da semana, mas por enquanto tá tranquilo no futuro sim ficará mais corrido, mas consigo conciliar bem.

a joão elastico

Portal: Tua trajetória foi do futsal para o campo. Como foi essa mudança ?
João: (risos)…No início dos treinos foi a adaptação do futsal para o campo que é bem diferente, mas com o tempo e treinos fui melhorando e hoje já não tenho mais nenhuma dificuldade.

a joão meio

Portal: Quais as pessoas mais importante nessa tua formação como atleta ?
João: Como atleta, certamente meus professores. Incluo o meu primeiro treinador Fabiano Silva (Juruna), os professores Christian Nogueira, Eliseo Leal e Rogers Gonçalves, todos da AJS Alegrete. Com eles pude aprender muito, e carrego ensinamentos deles até hoje.

a joão pais

Portal: Atualmente qual é o teu sonho ?
João: Primeiro, almejo disputar o Efipan Sub13 pelo Inter, que é um torneio muito importante e, claro se Deus me ajudar, me tornar um atleta profissional, e quem sabe um dia poder defender a seleção brasileira. Sei que é muito difícil, mas vou me dedicar para isso.

a joao mundo

Portal:  Vai seguir a carreira de jogador de futebol profissional ?
João: Vim embora para Porto Alegre com esse objetivo.  Como diz meu pai, a estrada é longa, mas tenho me dedicado sempre. Vou fazer de tudo para poder me tornar profissional, espero que pelo time do meu coração que é o Inter, mas se não der vou atrás do meu sonho.

a joão bola

Portal: Quais as tuas principais conquistas ?
João: Olha, no futsal saí vice-campeão estadual em 2012. Pelo inter, Campeão Torneio Alvorada 2014. Campeão Taça BGPrime em SC, Vice-Campeão Efipan de Primavera 2014. Até hoje é isso.

a joão trofeu

Portal: Quem é o João dentro e fora de campo ?
João: Dentro de Campo procuro ser um jogador ousado e solidário e, cumprir minhas funções táticas, que hoje os treinadores cobram muito. Fora de campo, procuro ser amigo de todos.

Gosto de ser um menino alegre e brincalhão, e curto muito escutar música e é claro, bater uma bola nas horas vagas. Gosto também de jogar tênis.

a joao pipa


Portal: Em 2016 terá a idade do Efipan. O que representa esta competição para ti ?
João: Tenho mais um ano. Na verdade a minha idade de Efipan será em 2017, mas vou me dedicar muito para poder ir um ano abaixo da idade.O  Inter tem premiado os meninos que estão bem na categoria, levando um ano antes para pegar experiência. Esse torneio  é muito importante, um divisor de águas.

a joão grenal

 

Por: Júlio Cesar Santos