“O outro lado do mundo é logo ali”, os alunos do Emílio que o digam

“O outro lado do mundo é logo ali”… foi o que os alunos do 4º ano do Colégio Emílio Zuñeda sentiram na tarde de 25 de junho de 2021.  Eles exploraram o tema imigração e globalização. As professoras Camila Dorneles ( estagiária do curso normal) e Elenice Alende ( titular da turma) contaram com a gentil  participação da alegretense Ana Amélia Soares Nakashima, que atualmente reside no  Japão (Kure), na aula on-line .

 

 

Ana Amélia, professora enquanto residia em Alegrete, não poupou esforços em contornar a diferença de fuso horário e comparecer a aula virtual enriquecendo o estudo com suas experiências enquanto imigrante.  As crianças a ouviram com atenção e depois tiraram suas curiosidades com perguntas, as quais Ana Amélia respondeu a todas com a amorosidade e respeito de uma autêntica “profe”.

 

 

O encontro encerrou com forte emoção por parte da convidada, ao relatar o misto de sentimentos que a envolvia, saudade da Terra natal e do ofício de educadora, emoção esta que contagiou a todos presentes.

 

O Colégio Estadual Emílio Zuñeda, vem a público agradecer a gentileza da conterrânea em aceitar o convite fazendo jus  a célebre frase de  Paulo Freire “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. Afinal, o outro lado do mundo é logo ali!