Religiosos, independente de religião afirmam: a oração é uma alento para quem busca Deus

Nunca se pediu tanta oração como nestes tempos de pandemia em que se exacerbou em as todas as famílias o sofrimento, com a dor da doença e tantas perdas pela Covid-19 aqui em Alegrete.

Chegam a se formar grupos, em redes sociais, com correntes de orações e pedidos de saúde a amigos, parentes e conhecidos. O certo é que cada um ora como acha melhor e no lugar que mais gosta.

Para auxiliar, buscamos com um padre, um pastor evangélico e umbandista, a importância da oração e como esse instrumento de fé age na vidas pessoas.

 

O padre Silvio Quevedo, da paróquia São José, diz que o poder da oração é ilimitado, até porque a própria ciência já comprova que aos rezarmos fazemos nossa mente despertar para uma das dimensões que nos ajuda a viver mais e melhor.

 

-A medida que tomamos consciência que não somos só matéria, só físico, mas também alma e espírito, isso já seria o suficiente para sabermos que precisamos alimentar a nossa dimensão espiritual, em especial com a oração. O padre diz que ela é água da vida, o oxigênio da nossa alma. Isso faz com nos reconheçamos como criaturas dependentes de Deus. O padre comenta que Santa Tereza de Ávila dizia que o senhor diz muitas verdades a quem se deixa instruir por ele na oração.

E a nossa comunhão com Deus, fonte da vida, alimenta a nossa fé, esperança e nos ajuda a vivermos melhor momentos nem sempre tão bons, diz o religioso.

O Bispo Ênio Bastos, da Igreja do Evangelho Quadrangular, comenta que a oração é o combustível da alma e que devemos orar, diariamente, o máximo de vezes que pudermos, para alimentar nossa fé e esperança de que sozinhos não somos ninguém, porque Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Sempre que oramos nos conectamos ao divino e nossa mente passa agir e sentir de forma diferente. Ele diz que não se ora só quando se precisa ou está em perigo – é um exercício diário e tem que vir do íntimo da alma.

 

Os evangélicos costumam acordar às 3 da madrugada -a conhecida ora da misericórdia para fazer suas orações pelo máximo de pessoas, porque a Bíblia ensina que devemos orar uns pelos outros.

A umbadista Ninon Rose Jardim diz que, atualmente, vivemos um momento que orar é ainda mais necessário, pois através da oração nos conectamos com um ser superior – Deus. Ela explica que estamos num ciclo em que muitos não vivem a palavra de Deus. Mas que, independente de credo ou religião, temos oportunidade de conhecer, ler e buscar conhecimentos da Bíblia.

 

Orar é elevar nossos pensamentos ao criador em busca de auxílio divino. Se todos buscassem a fé e orações, hoje poderíamos estar com menos doenças, injustiças maldades, considera.  Ela afirma que a oração tem um imenso poder e, através dela as pessoas conseguem ultrapassar barreiras e os momentos difíceis, pois somos todos unos com o Pai Celestial.

-Na minha religião, a umbandista- espírita,  através da minha fé e crença no Pai Celestial e meus orixás, eu consigo ultrapassar as necessidades da matéria no plano terreno. Procuro me doar e ajudar, na medida do possível, através de rezas e benzeduras – fazendo o bem sem olhar a quem.

Independente de religião, ela diz que Deus ama a todos e conhece o que importa em um coração verdadeiro, puro e sem maldades. Deus ouve a oração e responde.

Ninon Jardim diz que não devemos orar somente quando estamos necessitados, mas sempre e ser gratos por tudo. Agradecer por um novo dia, por saúde, pela paz, alimento, pelo andar e caminhar e pedir que nossas vidas sejam direcionadas por Deus.

Vera Soares Pedroso