
O alecrim é originário da região do Mediterrâneo. Ela tem tantas propriedades que já foi estuda por diversos cientistas. Em alguns lugares, o alecrim é conhecido como erva da alegria, pois os seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem estar. Além disso, é uma ótima escolha para aromatizar ambientes. Confira abaixo alguns benefícios dessa planta:
COMBATE Á TOSSE, GRIPE E ASMA
O alecrim tem uma excelente ação expectorante, sendo muito boa para auxiliar no combate a tosse, gripe e até as crises de asma.
PRESSÃO ARTERIAL ESTÁVEL
Ela tem propriedades que ajudam na melhora da circulação sanguínea, sendo muito boa para tratar a pressão alta.
DORES REUMÁTICAS E CONTUSÕES
Quando temos dores ou torcemos o pé, por exemplo, o alecrim pode ser usado para aliviar o incomodo. Para o reumatismo, são indicadas compressas de alecrim. Já para contusões ou entorses, o recomendado é massagem com óleo de alecrim.
PODER DIURÉTICO E AUXILIA NA DIGESTÃO
A plantinha possui minerais tais como potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas/minerais colabora com a perda de peso, já que tem ação diurética. O chá de alecrim é digestivo e sudorífero, que ajuda aliviar os sintomas da má digestão, sendo muito indicado no pós-almoço.
COMBATE O ESTRESSE
Essa planta é cheia de ácido carnóstico – ácido com propriedades antioxidantes essenciais para o sistema nervoso – que ajuda a relaxar os nervos e os músculos, além de aumentar o fluxo sanguíneo e estimular o cérebro e a memória.
REDUZ O MAU HÁLITO
Fazer bochecho com a tintura do alecrim diluída em água ajuda contra o mau hálito, aftas, estomatites e gengivites.
COURO CABELUDO SAUDÁVEL
É indicado como fortificante para o couro cabeludo, como anticaspa e pode ser usado contra a queda de cabelo.
Vale lembrar, que receitas caseiras com alecrim não devem ser usadas durante a gestação ou lactação, em crianças menores de 12 anos, prostáticos e pessoas com diarreia. O exagero pode provocar irritações gastrointestinais e nefrite, além do fato de que a planta pode causar alergia.
Geovanna Valério Lipa