Palestra sobre turismo rural levanta potencialidades do município para implantação do programa

A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) promoveram na última segunda-feira (21), no restaurante do Parque Dr. Lauro Dornelles, a palestra de sensibilização do Programa de Turismo Rural 2021, que vai ser implantado em Alegrete.

 

O evento foi conduzido pela instrutora do Senar-RS, Claudiana Y Castro, que durante cerca de 4 horas, destacou o programa, conceitos, tipos de turismo, turismo rural, cases de sucesso de diversos municípios, levantamento das potencialidades locais e definição de interessados do grupo em participar da iniciativa em nossa cidade.

O local do evento, que seguiu todas as normas de segurança sanitárias, como distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscaras, capacidade máxima da sala, uso de álcool em gel, entre outros, ficou praticamente todo o ocupado pelo público.


O programa do Senar-RS irá fornecer ferramentas para identificar e implantar negócios de turismo, tudo isso de acordo com os recursos encontrados no meio, aliados às habilidades e vocações do produtor rural, empresário e sua família.

 

Na abertura da sensibilização, a secretária da Sedetur, Caroline Figueiredo, ressaltou a parceria celebrada entre Prefeitura, Sindicato Rural e Senar-RS, que busca potencializar o programa de turismo rural. “É muito importante essa união das forças vivas locais. Apenas confirma e nos mostra que todos estão imbuídos de fazer o turismo rural acontecer aqui”, disse.

O presidente do Sindicato Rural, Luiz Plastina Gomes, reiterou que além das produções tradicionais, o campo vem se tornando cada vez mais atrativo para novas atividades, como o turismo rural, modalidade em expansão no Brasil, sendo ainda uma viagem ligada às raízes agrárias, valorizando a paisagem, gastronomia, estilo de vida e tradições das famílias que vivem longe dos centros urbanos.
O supervisor do Senar-RS na Fronteira, Hermenegildo de Freitas Uberti, destacou em sua fala que o objetivo é de ampliar o olhar sobre a propriedade rural, fornecendo ferramentas para identificar e implantar negócios de turismo, além de gerar uma renda adicional às famílias envolvidas.

 

O vice-prefeito Jesse Trindade elogiou a participação do público. “Muito nos motiva ver este salão cheio, com pessoas sedentas por crescimento e informação. Estamos representando o prefeito Márcio Amaral, que está em Brasília, buscando recursos para nossa terra. Tenham certeza, que esta é uma das bandeiras do nosso governo. Com a união da nossa prefeitura, do Sindicato Rural e do Senar-RS, os participantes deste programa irão estudar desde atividades no campo, gestão de empreendimentos, pontos de venda, hospedagem, alimentação, atendimento, gastronomia, organização de eventos, entre outros.

Atualmente, o turista rural é motivado também pelo que é produzido nas propriedades rurais, principalmente de produtos orgânicos, produções artesanais e lazer, e nesse setor, Alegrete tem potencial para expandir o turismo rural com diversas atrações e esse programa é de extrema importância para capacitar os produtores para o mercado de trabalho”.

Júlio Cesar Santos                          Fonte e Fotos: DpCom/PMA