Pequenos lixões inundam a cidade e não há solução à vista

Os impactos causados por lixões a céu aberto incluem desde contaminação ambiental até danos à saúde pública, entre outros.

Mesmo sendo um tema recorrente no PAT, a situação em alguns casos é insustentável para moradores das imediações de alguns pontos usados como depósito irregular de entulhos em Alegrete, como é o caso no bairro Nilo Soares Gonçalves, na rua Visionário Zaoris.

Ladrão quebra porta de vidro e furta objetos de loja em Alegrete

No local há tanto descarte que não é possível citar tudo que é deixado no local, mas tem sobras de tudo, inclusive pneus. São toneladas de resíduos que também correspondem a muitas peças de roupas, móveis, colchões e resíduos domésticos.

Os problemas causados pelos lixões vão além do meio ambiente, afetam também a saúde pública e as esferas social e urbana. O lixo acumulado a céu aberto oferece alimentação e abrigo para diversos animais que podem ser potenciais transmissores de doenças, tanto de forma direta como indireta, como insetos, cachorros, porcos, cavalos, aves, ratos, entre outros.

Homem enfurecido quebra todos os vidros de carro, na Venâncio Aires

O acúmulo de água em entulhos, por exemplo, serve de criadouro para o Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya. Além disso, muitas famílias tiram seu sustento da venda de materiais recicláveis que encontram nos lixões, trabalhando em condições extremamente degradantes e insalubres.

Do ponto de vista urbano, os vazadouros a céu aberto também levam à desvalorização imobiliária do entorno por conta dos odores desagradáveis e de todos estes problemas mencionados.

Se inscrever
Notificar de
guest

1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
M.Antonio

Alegrete tem um problema sério sobre o descarte irregular de lixo , mas tudo isso é a má gestão dos administradores municipal , enquanto não tiver uma política adequada com visão ao descarte irregular de lixo vai se cada vez pior , a recolha dó lixo na cidade no centro é péssima das cidades da região é a pior de todas , as pessoas não sabem o que faze com tanto lixo não tem onde descarta não recolhem , então o que resta é largarem em qualquer lugar , o município tem que acorda prá esse problema .