Polícia Civil pede prisão de estudante diagnosticado com coronavírus que desobedeceu isolamento em Torres

Jovem, de 18 anos, teve Covid-19 confirmada na quarta-feira (18). Segundo o delegado responsável, ele teria jogado futebol, ido a uma festa e feito serviço em barbeiro da cidade.

 

A Polícia Civil de Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, pediu a prisão domiciliar na tarde da sexta-feira (20) de um jovem, de 18 anos, diagnosticado com a Covid-19. Segundo o delegado Adriano Koehler Pinto, o estudante teria descumprido regras de isolamento e colocado em risco a saúde da população.

O jovem, que é procurado pela polícia, poderia estar em Porto Alegre, na casa de familiares.

A cidade de Torres tem dois casos de coronavírus confirmados, entre eles, o do jovem, segundo boletins da Secretária Estadual de Saúde do estado. O Rio Grande do Sul já totaliza 56 casos.

O estudante chegou da Irlanda no dia 12 de março já com sintomas da doença. Um dia depois, fez os exames e na quarta-feira (18) testou positivo para o coronavírus.

De acordo com o delegado Adriano, a população começou a procurar a delegacia para relatar que o jovem teria participado de uma partida de futebol, ido a uma festa e ainda feito um serviço em barbeiro da cidade dias antes do resultado chegar.

“Nós tivemos acesso a uma rede social e ele comentou que se ele estaria infectado, outros poderiam estar”, conta o delegado.

Adriano afirma que o pedido de prisão está baseado nos artigos 267 e 268 do Código Penal, que falam sobre causar epidemia e propagação de doença contagiosa, respectivamente. A reclusão pode chegar até 15 anos.

“Até caberia prisão preventiva, mas tendo essa questão de evitar o contágio, optamos pela domiciliar”, pontua.

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão — Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão — Foto: Infografia/G1

Fonte: G1