Praça Nova, mesmo revitalizada, é um permanente depósito de lixo

Quem passa pela Praça General Osório, principalmente, cedo da manhã, tem uma imagem que é muito desoladora. O local está sendo feito de depósito de lixo pelos "moradores de rua", que ali ficam.

Após a limpeza que é feita pela equipe da Prefeitura Municipal de Alegrete, através da Secretaria de Infraestrutura, setor de limpeza, o espaço, novamente, se mantém por um período limpo. Porém, todos os dias é a mesma situação e o cenário recorrente.

As guarnições da Brigada Militar estão diuturnamente auxiliando às equipes da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Ronda Social ou redutores de danos, além das ações preventivas, contudo, não é “crime” ficar ali, por esse motivo, eles são identificados, orientados, mas permanecem.

Já as ações através das secretarias do Município, por muitas vezes, resulta nos indivíduos levados até o CAPS AD, onde iniciam tratamento ou são internados na Santa Casa de Alegrete, na ala psiquiátrica mas, assim que o período de hospitalização é concluído, eles retornam para a mesma rotina.

Comerciária denuncia ex-namorado de usar seu nome para dar golpe em lancheria conveniada

Muitas pessoas reclamam pelo lixo jogado, por muitos dos indivíduos que ficam ali, intimidando pedestres e, também, já houve muitos relatos de tentativas de assalto e, até mesmo, registro de roubo( neste caso, o autor foi preso). Um grupo faz do pergolado, uma espécie de acampamento ou lar. São colchões e redes colocadas no espaço.

Por esse motivo, novamente, o PAT falou com a Secretária Iara Caferati, da Assistência Social. Ela reiterou todas as ações que são realizadas e, diariamente, a |Ronda Social vai até à Praça para tentar retirar os frequentadores que, na maioria, têm família, porém, já não aceitam regras e o convívio se torna impossível. Sendo assim, preferem a rua.

Trabalhador rural foi ver a namorada de trator e invadiu pátio de residência

O Secretario de Infraestrutura, Mário Rivelino também confirmou o árduo trabalho das equipes da limpeza pública para manter a Praça limpa. “Todos os dias é realizada a limpeza e, quando possível, retiramos os colchões e cobertas que ficam na Praça”- destacou.

Com o espaço revitalizado, a permanência dos “moradores” acaba afugentando as famílias que caminhavam pela área e/ou realizavam atividades físicas(caminhadas).

A Secretária Iara Caferati, informou que há projeto de uma parceria com uma comunidade terapêutica, para isso será aberto um edital, através da Secretaria de Saúde, pois talvez esta será a solução para a retirada em definitivo de todos da Praça. Sem exceção, os que frequentam o local, já foram identificados, retirados, internados, porém, todos retornam.

A linda história de amor do casal que morreu em intervalo de 48h

A relação dos que fazem uso da Praça como “lar”, são indivíduos dependentes de álcool ou droga, assim como, as duas substâncias. Em outras semanas, alguns que eram andarilhos na cidade, saíram e retornaram para suas cidades, através das ações da Secretaria de Assistência Social.

Por outro lado, também há os malabaristas que ficam na sinaleira, pois dependem da arrecadação. Estas, são pessoas que ficam pouco tempo na cidade e não ficam na Praça General Osório. Muitos já estão optando por outros pontos da cidade.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários