Prefeito e Vice vão a Porto Alegre gestionar poços artesianos para localidades do interior

A comissão alegretense explicou que no intuito de prevenir transtornos ocasionados pela falta de água, principalmente nos períodos de estiagem.

Prefeito Márcio Amaral e Vice Jesse Trindade vão a Porto Alegre gestionar poços artesianos
Prefeito Márcio Amaral e Vice Jesse Trindade vão a Porto Alegre gestionar poços artesianos

O prefeito Márcio Amaral, o vice Jesse Trindade e o secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Amaral, mantiveram audiência na tarde do dia (1) com o Secretário Estadual de Obras e Habitação, José Luiz Stédile, onde entregaram um solicitação para a viabilização de recursos para a construção de dois poços artesianos comunitários nas localidades do Pinheiros e Jacaraí, no interior do município de Alegrete. Segundo o prefeito, a solicitação atenderá a necessidade de 25 famílias de agricultores.” Trata-se de uma demanda recorrente de extrema importância, tendo em vista que essas localidades não possuem poços artesianos e, devido a esta carência, os produtores sofrem com a escassez enorme de água, já que o manancial existente não é suficiente para suprir as necessidades, principalmente para o consumo humano e animal”, explicou Amaral.

Prefeito Márcio Amaral e Vice Jesse Trindade vão a Porto Alegre gestionar poços artesianos

A comissão alegretense explicou que no intuito de prevenir transtornos ocasionados pela falta de água, principalmente nos períodos de estiagem, quando o nível dos açudes baixam muito, a Prefeitura, através da Defesa Civil, providencia o atendimento às propriedades com caminhões-pipa. Porém, este serviço além de dispendioso, torna-se inviável considerando a grande extensão territorial do município, ficando impossibilitado assistir a todos os produtores. Assim, a construção destes poços artesianos em muito beneficiará estas comunidades, uma vez que a água é imprescindível à sobrevivência.

Além disso, foi tratada a possibilidade do município criar um projeto de coleta de esgoto coletiva ou individual para aquelas residências que não são contempladas pela Corsan e acabam impactando o Ibirapuitã e o meio ambiente com do despejo de esgoto sem tratamento