Na primeira semana de 2024, o volume de chuva previsto é de 2,9 mm em forma fraca. Nesta quarta (3), é o dia de maior precipitação segundo apontamento do Metsul (2.2mm). Já na quinta a chuva diminui para 0,6mm. A sexta-feira (5), a temperatura varia entre 17ºC e 29ºC, sem previsão de chuva.
Homem morre eletrocutado em acidente de trabalho na Zona Leste de Alegrete
Janeiro é o mês mais quente do ano na maioria das áreas. O segundo mês do verão (trimestre dezembro a fevereiro) marca, assim, o auge da estação com muitos dias quentes e chuva principalmente de natureza convectiva, ou seja, associada ao quente e úmido.
Criança encontra munições em bueiro durante brincadeira na Zona Leste
Janeiro, como mês do auge do verão, tem a comum irregularidade da chuva com significativa variabilidade nos totais de chuva de uma área para outra. Em um mês, ponto de um município pode ter muita chuva e outros baixos volumes de precipitação. Os volumes são determinados demais por pancadas que são isoladas.
Para o mês de janeiro, a média mensal de chuva é de 148 mm na cidade, de acordo com 30 anos de dados de reanálise ERA5. Até o dia 02, não havia registro de chuva, conforme fonte de dados combinados de estações meteorológicas e satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).
Estudante da Unipampa representou a Fronteira Oeste na Conferência da Juventude em Brasília
Em Alegrete, existe a maior probabilidade de precipitação em valores acima da média. Por outro lado, algumas áreas podem sentir reflexos de escassez de chuva mais volumosa, com algumas preocupação na agricultura.