Primeira semana do ano com clima ameno e pouca probabilidade de chuva

Conforme a tendência para o clima da MetSul Meteorologia, o mês de janeiro será fortemente influenciado pelo El Niño que traz temperaturas mais elevadas.

Na primeira semana de 2024, o volume de chuva previsto é de 2,9 mm em forma fraca. Nesta quarta (3), é o dia de maior precipitação segundo apontamento do Metsul (2.2mm). Já na quinta a chuva diminui para 0,6mm. A sexta-feira (5), a temperatura varia entre 17ºC e 29ºC, sem previsão de chuva.

Homem morre eletrocutado em acidente de trabalho na Zona Leste de Alegrete

Janeiro é o mês mais quente do ano na maioria das áreas. O segundo mês do verão (trimestre dezembro a fevereiro) marca, assim, o auge da estação com muitos dias quentes e chuva principalmente de natureza convectiva, ou seja, associada ao quente e úmido.

Criança encontra munições em bueiro durante brincadeira na Zona Leste

Janeiro, como mês do auge do verão, tem a comum irregularidade da chuva com significativa variabilidade nos totais de chuva de uma área para outra. Em um mês, ponto de um município pode ter muita chuva e outros baixos volumes de precipitação. Os volumes são determinados demais por pancadas que são isoladas.

Para o mês de janeiro, a média mensal de chuva é de 148 mm na cidade, de acordo com 30 anos de dados de reanálise ERA5. Até o dia 02, não havia registro de chuva, conforme fonte de dados combinados de estações meteorológicas e satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Estudante da Unipampa representou a Fronteira Oeste na Conferência da Juventude em Brasília

Em Alegrete, existe a maior probabilidade de precipitação em valores acima da média. Por outro lado, algumas áreas podem sentir reflexos de escassez de chuva mais volumosa, com algumas preocupação na agricultura.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários