Rúbia Daniela Zini, de 43 anos, estava internada com coronavírus desde 12 de junho. Professora deixa dois filhos e marido. Diretora da escola e secretária da Educação lamentam morte.
Uma professora da rede pública municipal de Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, morreu de Covid-19 neste sábado (26). Rúbia Daniela Zini, de 43 anos, lecionava há 10 anos na Escola Municipal Luiz Covolan, no bairro Nossa Senhora da Paz. Ela estava internada desde o dia 12 de junho.
Segundo a Prefeitura de Caxias do Sul, esta foi a primeira morte entre educadores da rede municipal. A secretária de Educação, Sandra Negrini, lamentou o óbito.
“Uma grande perda. Sentimos imensamente. Estávamos acompanhando, desde a semana passada, muito apreensivos. Infelizmente, ela teve complicações e não resistiu”, disse.
A professora Rúbia não tinha doenças pré-existentes. Ela deixou dois filhos, um de 17 anos e outro de oito anos, e o marido.
A educadora apresentou os sintomas da Covid no dia 11 de junho, testando positivo para a doença no dia 12. Rúbia foi internada no dia 16 e intubada três dias depois.
Luto na escola
As aulas foram suspensas por três dias na escola. Segundo a secretária, está sendo organizada uma ação de apoio psicológico aos professores da instituição.
A diretora da escola onde a professora trabalhava, Marilândia de Lemos Lorenzoni, lembrou da personalidade da colega em sala de aula.
“A professora Rúbia era uma pessoa muito alegre e apaixonada pela sua família, orgulhosa de seus meninos. Adorava e desempenhava muito bem o seu trabalho, sempre estudando, aprimorando e aplicando seus conhecimentos para auxiliar os estudantes no seu desenvolvimento. Vibrava e nos mostrava com muito orgulho cada avanço e conquista das crianças”, recordou.
A diretora ainda disse que a morte de Rúbia é uma perda para a educação em Caxias do Sul.
“Nossa escola perde muito com essa partida tão inesperada e repentina. A educação perde. A família, então, nem se fala. Muito triste. É inacreditável”, lamentou.
Caxias do Sul soma 1.114 óbitos por coronavírus, segundo a prefeitura.
Escola onde professora lecionada, em Caxias do Sul — Foto: Reprodução/RBS TV
Fonte: G1