Puma comum na Caatinga é visto no Caverá

Um puma – Suçuarana, animal mais comum na Caatinga/Serrado do Brasil apareceu próximo a um acampamento de um grupo de alegretenses às margens do rio Caverá,  a uns 45 Km de Alegrete no último final de semana. Mais raro aqui na região, ele também existe na área da APA do Ibirapuitã e no vizinho Uruguai, segundo Eridiane Lopes da Silva do ICMBIO- Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Onça CAVERÀ
O animal foi avistado sempre à noite, por três vezes, pelas pessoas que estavam acampadas no local. O grupo acredita que o Suçuarana ( puma,onça parda) estava à procura de comida, já que este animal tem hábitos noturnos. Ele é carnívoro e pode chegar a 80 quilos.
Quando perceberam uma movimentação estranha próximo à barraca foram verificar o que era e, com auxilio de uma lanterna conseguiram avistar o animal. Inicialmente ele ficou parado, imóvel diante da luz. Logo após sumiu mato a dentro.
Numa dessas aparições, o puma mais comum na Caatinga, Pantanal e Serrado brasileiro acabou atacando um porco reprodutor da propriedade onde o grupo estava acampado e, devido aos graves ferimentos o suíno teve de ser sacrificado. Também há relatos de que o bicho faminto teria devorado 17 galinhas da mesma propriedade.
Um dos que estavam acampados, professor Adalberto Fisher, disse que viu o animal e alerta aos que gostam de ir acampar naquela região, para que se cuidem,porque ele vive nos matos às margens do Caverá.