Queimadas devastam grandes áreas de campo na cidade e interior

Há mais de 15 dias os combates de incêndios em vegetação estão devastando áreas às margens das rodovias, na cidade e também no interior.

Na tarde de ontem(3), uma equipe dos Bombeiros atuou por mais de cinco horas na localidade da Harmonia, cerca de 50KM da cidade. O sinistro atingiu três propriedades e queimou cerca de cinco quadras, de acordo com os Bombeiros.

Ao mesmo tempo, um outro incêndio de grandes proporções atingiu uma propriedade no Mariano Pinto. Os moradores foram orientados a realizarem aceiros. Os Bombeiros estiveram na localidade na tarde de domingo(2), onde realizaram a extinção das chamas, porém, na tarde de ontem, novamente os focos deixaram os moradores em pânico por um período. Mas com a orientação, dos aceiros, o sinistro foi controlado.

Aceiros são faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo. A finalidade é prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando-se assim queimadas ou incêndios.

A medida foi em razão da equipe estar atuando na Harmonia e, outra equipe que estava de folga, foi acionada para combater focos na cidade.

Autor de homicídio há 20 anos, agora é alvo de vingança do irmão da vítima

Já na cidade, a segunda equipe de Bombeiros foi acionada, para realizar combate de sinistro, às margens da BR 290, em Alegrete, próximo a uma sucata. O trabalho mobilizou Bombeiros, que estavam de folga, com apoio da Secretaria de Infraestrutura do Município. As chamaram debeladas, mas consumiram uma grande área.

Na sequência, a equipe dos Bombeiros que estava na cidade realizou mais combates, desta vez, em um local com muitos e recorrentes focos, na Avenida Caverá.

Os Bombeiros solicitam que as pessoas, principalmente, no interior façam as chamadas para o 193, pois assim, é possível saber a proporção do sinistro e passar informações. Em alguns momentos, o caminhão já está realizando combate.

O período seco deixa o ambiente mais propício às queimadas. A estiagem torna o período mais crítico devido as altas temperaturas e até pela incidência de ventos que levam faíscas e ajudam a aumentar a propagação dos fogos. A Defesa Civil de Alegrete e o Corpo de Bombeiros trabalham intensamente para evitar maiores prejuízos, danos e riscos à vida.

Depois um ano e sete meses de pandemia a fiscalização está mais branda

Medidas Preventivas

Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade.

A capina de terrenos deve ser sem uso do fogo.

Queimadas: Crime ambiental

De acordo com o Artigo 250 do Código Penal, queimar qualquer coisa em ambiente aberto é considerado crime, além de causar problemas à saúde e uma poluição absurda. O Código Penal nomeia crimes como as queimadas de “crimes contra a incolumidade pública”, veja o que o Código Penal diz sobre esse assunto:

Art. 250: Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem.

Pena: reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.

Aumento de pena

1º – As penas aumentam-se de um terço:

– se o crime é cometido com intuito de obter vantagem pecuniária em proveito próprio ou alheio;

II – se o incêndio é:
a) em casa habitada ou destinada a habitação;
b) em edifício público ou destinado a uso público ou a obra de assistência social ou de cultura;
c) em embarcação, aeronave, comboio ou veículo de transporte coletivo;
d) em estação ferroviária ou aeródromo;
e) em estaleiro, fábrica ou oficina;
f) em depósito de explosivo, combustível ou inflamável;
g) em poço petrolífero ou galeria de mineração;
h) em lavoura, pastagem, mata ou floresta.
Incêndio culposo

2º – Se culposo o incêndio, é pena de detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos.
Um questionamento muito comum sobre esse assunto é “não podemos fazer queimada dentro de nosso próprio quintal?”. Precisamos entender que por mais que o quintal seja uma propriedade nossa e de mais ninguém, o ar que respiramos e a atmosfera é de todos, isso constitui crime as queimadas em áreas particulares. Devemos nos atentar ao fato de que a fumaça é bem mais que uma perturbação que nos impede de respirar, pois nela pode conter substâncias danosas que podem até causar câncer.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários