Raça bovina “Wagyu” será atração da 73ª Exposição Agropecuária de Alegrete

Expointer 2015 (1040)

Após uma estreia de sucesso na última edição da Expointer em Esteio com a conquista dos grandes campeonatos entre as fêmeas, a Agropecuária Doce Vida, localizada no Angico em Alegrete, estará presente na 73ª Exposição Agropecuária entre 13 e 18 de outubro no parque de exposições Dr. Lauro Dornelles. Além de ovinos da raça Ile de France, a Doce Vida apresentará seis fêmeas puras de origem da raça bovina japonesa chamada “Wagyu”, reconhecida mundialmente pela qualidade e pela valorização da carne que produz. “Nossa equipe está engajada em sermos referência na raça Wagyu no Rio Grande do Sul. Estamos investindo em genética das mais consagradas linhagens e famílias da raça, bem como, em biotecnologias de reprodução destes exemplares” conta a diretora geral da Doce Vida, a alegretense Ivone Schroeder. Segundo ela, o criatório alegretense  já possui o maior plantel de animais registrados (PO) no Rio Grande do Sul pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Wagyu.

Expointer 2015 (1044)

De médio porte, ossatura leve, cascos resistentes e pelagem tradicionalmente preta (embora também existam os animais de pelagem vermelha) e chifres finos, a raça tem demonstrado boa adaptabilidade em nossa região. No entanto o ponto forte do Wagyu é mesmo a sua carne, considerada por muitos como o “caviar da carne bovina” por ser diferenciada e por ser este o fator que o faz tão famosa no mundo todo. No Japão, o preço médio do quilo custa o equivalente a R$ 1 mil. No Brasil, o produto é hoje o xodó de muitos restaurantes de alta gastronomia nas metrópoles do centro do país. O prato chega a custar mais de R$ 200. Isto se deve ao fato da característica da carne produzida pelos bovinos da raça, que é o elevado índice de marmorização (gordura entremeada nas fibras musculares), o que confere muito mais sabor e suculência à carne.

Na exposição de Alegrete os animais estarão expostos no pavilhão de bovinos até o domingo dia 18 de outubro. Entre os destaques, estarão presentes a grande campeã e a reservada de grande campeã da raça na última Expointer. Na sexta-feira, 16 de outubro ocorrerá o julgamento na pista central, com a atuação do médico veterinário Fernando Furtado Velloso como jurado e no domingo, as vencedoras desfilam no desfile dos grandes campeões, durante a abertura oficial do evento.

 

Fotos: Nathã Carvalho

Por:Nathã Carvalho