Recomeça a vacinação: Pfizer para grupo com comorbidades e segunda dose de Coronavac e AstraZeneca

A partir desta terça-feira (25), a Prefeitura de Alegrete dá início a vacinação com a primeira dose da Pfizer pessoas cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também confirmou que seguirá a aplicação da segunda dose da CoronaVac e da AstraZeneca.

A primeira dose da Pfizer será somente aplicada na UBS Bento Gonçalves (antigo PAM). Quanto à segunda dose das vacinas, a SMS estabeleceu o seguinte esquema: vacina CoronaVac será oferecida em todas as unidades de saúde com sala de vacina
Para segunda dose é preciso apresentar carteira de vacinação e documento de identidade com foto e CPF.

 

CADASTRAMENTO
Os municípios receberam suas doses refrigeradas (entre 2°C e 8°C). Nesta temperatura, as doses podem ficar por até cinco dias (120 horas). Por essa limitação, a orientação é a Prefeitura realize agendamento prévio das pessoas a serem imunizadas. Amanhã, o cadastramento segue sendo realizado em todas as UBS´s, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h. As pessoas que se cadastrarem amanhã recebem a vacina da Pfizer na quarta-feira (26).

 

QUEM DEVE TOMAR VACINA
Essas doses da Pfizer têm, por parte da Secretaria Estadual de Saúde (SES), orientação para utilização de primeira dose para pessoas com deficiência permanente a partir dos 18 anos cadastradas no Benefício assistencial à pessoa com deficiência (BPC) do Governo Federal, pessoas com comorbidades na faixa etária de a partir dos 18 anos, gestantes com comorbidades e/ou gestantes sem comorbidades que apresentem indicação médica de avaliação dos riscos e benefícios e profissionais de saúde com atuação na área . Todos devem apresentar comprovantes.