RS confirma 3ª morte por dengue em 2023

Vítima é mulher de 44 anos, residente de Gramado, e com quadro de doença vascular. Estado soma 4,6 mil casos da doença no ano.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou, nesta terça-feira (11), a terceira morte por dengue no Rio Grande do Sul em 2023.

A vítima é uma mulher de 44 anos, residente de Gramado, na Serra. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a paciente tinha um diagnóstico prévio de doença vascular.

Até então, um homem de 66 anos, morador de Morro Reuter, e uma mulher de 49 anos, de Bento Gonçalves, haviam morrido em razão da doença no estado. As duas vítimas sofriam de hipertensão arterial.

O estado soma 4.674 casos da doença, dos quais 4.262 são considerados autóctones, ou seja, quando o contágio ocorreu dentro do estado. Os demais casos são importados, quando residentes foram infectados fora do estado.

Ao todo, 454 dos 497 municípios do RS registram infestações do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

As autoridades de saúde recomendam a limpeza de áreas interna e externa de residências ou apartamentos e eliminação de objetos com água parada. A prática ajuda a impedir o mosquito transmissor de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática do inseto.

Amostras de larvas do mosquito da dengue recolhidas no RS — Foto: Reprodução/RBS TV

Amostras de larvas do mosquito da dengue recolhidas no RS — Foto: Reprodução/RBS TV

Sintomas da dengue:

febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias

dor atrás dos olhos

dor de cabeça

dor no corpo

dor nas articulações

mal-estar geral

náusea

vômito

diarreia

manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira

Por Redação, g1 RS

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários