Samu 10 anos em Alegrete: a maior comemoração são as milhares de vidas salvas

Neste dia 10, o Serviço Móvel de Urgência (SAMU), de Alegrete,  comemora uma década de atividades na comunidade alegretense.

Há 10 anos, o Samu presta um serviço exemplar e de qualidade no Município. Somente neste primeiro semestre de 2020, foram prestados mais  de 700 atendimentos.

Auxiliar aos quem precisam de ajuda, socorro rápido e quase que imediato, tem sido a missão dos servidores que atuam no serviço móvel de urgência na cidade. Inaugurado em 10 de Julho de 2010, o Samu Alegrete coleciona histórias de vida em Alegrete.

Neste período foram mais de 18.000 atendimentos de urgências pré –  hospitalares realizados no município e  interior.

 

A equipe atualmente conta com uma enfermeira (RT), cinco Técnicos de Enfermagem e cinco condutores com mais uma ambulância de suporte básico.

“É importante salientar que este serviço nasceu de uma necessidade de qualificarmos o atendimento de urgência ofertado à população. Este modelo de atendimento foi copiado da França pelo Brasil e, hoje, apesar das dificuldades do passado, é reconhecido como um serviço de grande resolutividade” disse Tailise Lemos, coordenadora do SAMU.

Ela ainda completou dizendo que são 10 anos salvando vidas com profissionais dedicados e apaixonados pelo que fazem. Assim como são muito importantes para a rede de saúde.
” Em tempos de pandemia, não podemos fazer uma festa para comemorar estes 10 anos de história, mas podemos agradecer a cada um que colaborou para que tivéssemos um serviço de qualidade.” – concluiu.

Sempre em prontidão, a equipe de plantão aguarda o contato da central, em Porto Alegre, para atender os chamados que na maioria dos casos na área traumática, envolve acidentes e quedas (idosos e etílicos). Já na parte clínica, problemas respiratórios, quadros neurológicos e psiquiátricos são os que mais acionam o serviço.