Samu: Há cinco anos salvando vidas em Alegrete

Há cinco anos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência presta um serviço exemplar e de qualidade em Alegrete. Com uma única ambulância, só no primeiro semestre de 2015, foram prestados quase 900 atendimentos.

2015-07-08 16.09.26

Sempre em prontidão, a equipe de plantão aguarda o contato da central, em Porto Alegre, para atender os chamados que, na maioria dos casos na área traumática, envolve acidentes e quedas (idosos e etílicos). Já na parte clínica, problemas respiratórios, quadros neurológicos e psiquiátricos são os que mais acionam o serviço.

2015-07-07 14.06.52

Dentro da cidade, a média  para chegar aos locais é de no máximo oito minutos. Segundo os condutores do Samu, que sempre procuram alternativas de chegar o mais rápido possível, procurando ruas com menos fluxo de veículos, ainda há muitos motoristas que não conscientizam-se em dar passagem preferencial para a viatura.  Outro fator que tem dificultado o trabalho, tem sido a mudança de sentido em algumas ruas da cidade.

2015-07-08 15.58.53

Uma das principais reclamações da população é o questionamento realizado pelo atendente quando acionado o serviço por telefone. Salienta-se a necessidade desta primeira triagem, devido os trotes, e também por haver muitos casos que não abrangem o trabalho dos servidores, que só são autorizados a sair da unidade local, após ordem da central. Em Alegrete, já aconteceu casos de uma dona de casa chamar a ambulância, que é rastreada, afirmando que um homem estava caído no chão, frente a residência sem os sinais vitais. Ao chegar no local, foi constatado que ele estava descansando depois do almoço. Passado duas horas, outro chamado em novo endereço, para surpresa era o mesmo indivíduo. O tempo perdido pode custar caro para quem realmente precisa. Diante disso, a necessidade de, no primeiro contato, repassar informações precisas.

Em vídeo, acompanhe o trabalho destes profissionais:

Atendendo 100% a área territorial de Alegrete, o SAMU-ALEGRETE, que conta com seis condutores, cinco técnicos em enfermagem e um enfermeiro, complementa a região quando necessário.

Para comemorar a data, durante esta sexta (10), haverá uma atividade integrativa com palestras, demonstrações de técnicas e simulações de atendimento.

Confira a programação que será realizada no auditório do NUMESC, no Centro Social Urbano:

MANHÃ

8h30min – Abertura

8h50min – Palestra: “Funcionamento do SAMU”. Atividades de divulgação e dados estatísticos importantes e campanha “Não ao Trote” – com o enfermeiro José Eduardo Farias (Coordenador do SAMU Alegrete).

9h20min– Palestra: “Práticas Cotidianas Enfrentadas no Atendimento Pré-hospitalar” (APH) – Socorristas do SAMU Alegrete

9h50min – Demonstração de Técnicas de Imobilização – Socorristas do SAMU Alegrete

10 horas – Coffee Break

10h20min – Palestra: “Trauma Músculo Esquelético” – com o médico traumatologista Clímaco Gomes Carneiro (Coordenador do CEREST)

11h30min – INTERVALO

 

TARDE

14 horas – Simulação de Atendimento a um paciente vítima de trauma – Socorristas do SAMU Alegrete

14h15min – Palestra “A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e seu papel na Rede de Atenção à Saúde” – enfermeira Tailise Ribeiro Lemos(Diretora da UPA);

15h15min – Coffee Break

15h30min – Demonstração de Técnicas de Imobilização – Socorristas do SAMU Alegrete

15h45min – Palestra: “Contexto da Urgência Traumática”. (José Eduardo – Coordenador do SAMU)

16h50min – Encerramento com entrega de brindes