
Nesta semana, a Santa Casa de Alegrete foi contemplada com a ampliação de serviços por meio do Programa Mais Acesso a Especialistas – PMAE. Ao todo, 29 hospitais do Estado foram incluídos nos contratos.
O PMAE, também chamado de Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada, é uma estratégia da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde – PNAES e tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde – AES.
De acordo com o presidente da Santa Casa, será possível atendimentos integrados e completos. Roberto Segabinazzi disse que as consultas passarão a ter desde consultas especializadas até a realização de exames diagnósticos e tratamentos necessários.
Leia mais: Prefeitura vai apertar fiscalização para retirada de fios de internet
Já segundo a Enfermeira Auditora da Santa Casa de Alegrete Haini Temp, essa é uma estratégia para reduzir as filas de esperas nas consultas especializadas, regionalizando estes atendimentos e assim colocando o paciente no lugar certo e no tempo oportuno. Ela comenta que a Instituição foi contemplada com as especialidades Ginecologia e Oftalmologia e contará com 100 consultas/mês pelo programa. O paciente deve ser encaminhado através da Secretaria Municipal de Saúde, via GERCON.
O programa será executado a partir do mês de março próximo, quando o paciente que precisar de mais de uma consulta ou exame especializado, não precisará ser colocado em várias filas para atendimento. “O paciente será encaminhado a um serviço de saúde que realiza todas, ou a maioria, das consultas e exames de que precisa”, conclui Segabinazzi.