Atendimento gratuito com médico e testes rápidos são oferecidos para homens em Alegrete

O ônibus estará próximo ao Parque Nehyta Ramos em Alegrete.

Até o final de novembro – mês da conscientização dos homens sobre a prevenção ao Câncer de Próstata e dos cuidados com a saúde –, as equipes das unidades básicas de saúde do município realizam ações para reforçar com o público masculino a importância dos bons hábitos de saúde e frear o preconceito em relação aos exames do diagnóstico precoce da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde planejou um calendário onde todas as Unidades de Saúde estão tendo ações dedicadas à saúde do homem e na próxima na próxima sexta-feira, dia 12, das 18h às 21h, um ônibus estará próximo ao Parque Nehyta Ramos, com importante atividade de prestação de serviços contendo avaliações médicas e testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C e teste Covid-19).

Ex-vereador e radialista Carlos Almeida está há 40 dias lutando contra grave infecção

“Toda a equipe de atendimento médico da unidade móvel estará à disposição dos homens. Estamos fazendo um chamamento para que venham se cuidar. Expandimos a abrangência da campanha por entender que muitas internações e até óbitos são evitáveis a partir da identificação de algumas situações de risco e seu tratamento, caso do colesterol alto e do diabetes, por exemplo. Já no caso do câncer de próstata, é importante alertar que, quanto mais cedo for identificado, maiores as possibilidades de cura”, destaca Haracelli Fontoura, secretária de Saúde.

Tudo para lembrar ao público masculino sobre a importância do diagnóstico precoce, conforme apontou a coordenadora da atenção básica, Mariana Santos. “O trabalho é feito todos os dias, mas o mês de novembro é um marco, onde chamamos a atenção para a saúde do homem. Os números mostram que a doença está aí e eles precisam fazer os exames de prevenção, além de cuidar da saúde de uma forma geral”, comentou.

Definida audiência pública para tratar sobre extinção de cargos na Prefeitura

“Vamos nos prevenir. Cuidar da saúde do homem foi um tabu já enfrentado e vencido há muitos anos. O avanço da medicina, dos tratamentos e da farmacologia resultou em grandes conquistas a este público, que hoje tem maior qualidade de vida”, observa o prefeito Márcio Amaral.

Por evoluir lentamente, o câncer de próstata tem os sintomas percebidos quando já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Os principais sintomas desse tipo de câncer é a diminuição do jato de urina, dificuldades em urinar e uma mudança na frequência urinária, que aumenta.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários