Serviço Geológico do Brasil indica cota de alerta para o rio Ibirapuitã em Alegrete

O Rio Ibirapuitã subiu quase oito metros em quatro dias atingindo a cota de alerta em Alegrete.

No domingo (24), às 21h, o rio Ibirapuitã, em Alegrete, atingiu a cota de alerta, segundo boletim divulgado pelo Sistema de Alerta Hidrológico da bacia do rio Uruguai, operado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Segundo dados da CPRM, o rio permanece subindo no município, nesta segunda-feira (25), às 9h15 estava com 8,95 metros. A cota de inundação é atingida aos 9,70 metros. A previsão é que o rio ultrapasse os 9m, alcançando a cota de 9,07 metros, no meio-dia de hoje.

Conforme explica o engenheiro hidrólogo do Serviço Geológico do Brasil, Franco Buffon, entre os dias 20 e 23/05 choveu bastante na bacia do rio Ibirapuitã, tendo sido registrado na estação de monitoramento um acumulado de mais de 180mm. “A resposta hidrológica do rio Ibirapuitã foi um aumento significativo dos níveis, saindo de 1m no dia 20 e atingindo 8,95m neste momento, uma elevação de quase 8 metros, atingindo dessa forma também o seu nível de alerta”, explicou.

Em 2020, a falta de chuvas na região sul do estado fez com que o rio Ibirapuitã em Alegrete passasse pela estiagem mais severa dos últimos 5 anos, atingindo seu nível mínimo de 0,84m no dia 10 de março, quando o normal esperado para este mês durante períodos de estiagem é próximo de 1m.

 

Os dados hidrológicos utilizados são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e demais parceiros. As previsões realizadas pelos engenheiros da CPRM são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. A operação do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE) da bacia do Rio Uruguai teve início em dezembro de 2018. Possui 32 estações de monitoramento, com previsão hidrológica para os municípios de Alegrete, Itaqui, Manoel Viana, São Borja, Rosário do Sul e Uruguaiana.

Júlio Cesar Santos                       Colaborou: Janis Morais