Surto de Covid no Presídio está sob controle

Depois de três semanas da identificação de um surto, da Covid-19 , no Presídio Estadual de Alegrete, a situação já está  sob controle. A informação é do administrador,  Cledir Pies, em entrevista ao PAT,  na tarde de ontem(27).

 

Do dia 6 de maio até esta quinta-feira, foram 89 detentos positivados e nove agentes da Susepe.

Deste número, dois apenados necessitaram de internação,  porém,  já foram liberados e estão concluindo o tratamento em regime domiciliar.

 

Outros 74 presos foram liberados e já estão na área de convivência do PEAL,  todos tiveram o atendimento médico garantido e o tratamento.  Além da Susepe, a Secretaria de Saúde do Município acompanhou os casos positivos e todos os testes.

Já os nove servidores do Estado,  neste período, dois se mantêm afastados, os demais já retornaram aos serviços laborais.

O administrador, Cledir Pies,  ressaltou que o surto já está sob controle e, devido ao ocorrido,  o PEAL, teve todas as demandas suspensas, incluindo a imunização dos apenados que seria realizada nesta semana.

 

Diante disso, acredita-se que até o dia 7 de junho já tenha a liberação para que a Secretaria de Saúde possa fazer a aplicação da vacina contra Covid-19 nos presos.

Os 13 detentos que ainda estão em isolamento,  passam por assistência médica necessária e realizam o tratamento.  Todos, segundo Cledir, apresentam o quadro estável.

O presídio tem capacidade para 81 detentos, mas sempre esteve com superlotação e, segundo informações da Susepe, na noite de ontem, havia 157 apenados.

No PEAL atuam 30 agentes e, no último dia 29 de março, todos tomaram ao menos a primeira dose da vacina da Astrazeneca/Oxford contra a Covid-19 e aguardam o período para receberem a segunda dose no final de junho.