Na noite de terça-feira(29), um tatu foi flagrado percorrendo tranquilamente uma das Avenidas mais movimentadas de Alegrete. Porém, com o forte frio, a via estava quase vazia e, desta forma, o animal “desfrutou ” da Avenida Tiaraju, na Zona Leste.
Ao ser visualizado, populares e uma guarnição da Brigada Militar que realizava patrulhamento ostensivo naquela região, resgataram o tatu e os policiais militares o levaram para uma área segura de mata.
Animais silvestres aparecem com frequência em ruas da Vila Nova, desta vez foi um tatu
Caso, não fosse retirado, certamente seria atropelado.
O tatu é um mamífero bem curioso e com uma forma bastante distinta. Toda vez que ouvimos a palavra tatu, já imaginamos um animalzinho com carapaça, grandes unhas, escavador e baixinho. Os tatus são membros da ordem Cingulata, do latim cingulum, que significa “cintados”. Esse termo se refere às “cintas” que são as dobras da carapaça dos tatus. O nome tatu vem do tupi ta’tu, cujas raízes etimológicas ta = carapaça e tu = encorpado, ou seja, um animal encorpado e com carapaça.
Os tatus pertencem à linhagem dos Xenarthra, que foi a única linhagem de mamíferos placentários que surgiu na América do Sul, ou seja, os tatus são latino-americanos desde as suas primeiras linhagens surgirem no Planeta Terra.