Traumato de Alegrete diz que mesmo com frio é preciso fazer exercícios e pegar sol para evitar dores e problemas nos ossos

Mesmo na época de inverno devemos, além da exposição ao sol, fazermos exercícios físicos. Estes consistem em alongamentos, exercícios aeróbicos (caminhadas, corridas, bicicleta, etc) e fortalecimento muscular (musculação).
O exercício deve ser orientado de forma individual, pois cada pessoa tem a sua necessidade.

 

Essa é a afirmação do traumatologista, Dr Leonardo Galloni sobre a saúde dos ossos no inverno. Ele diz que a saúde dos ossos pode ser afetada nesta época devido à pouca exposição ao sol, tendo em vista que os dias são mais nublados e mais curtos. Além do mais, diz que a tendência das pessoas é ficarem mais restritas às suas casas, o que diminui a carga de exercícios físicos.
– Mesmo no inverno, devemos manter a exposição ao sol e fazer exercícios físicos, pois é fundamental à saúde em geral e, em especial, dos ossos.


O médico alegretense diz que o sol é importante, porque age na pele fazendo-a produzir vitamina D que é relevante para a absorção do cálcio nos intestinos e, por  sua vez, o cálcio fortalece os ossos.
E que os exercícios são importantes para mantermos nosso corpo adequadamente condicionado e fortalecido.
O frio acarreta mais contratura muscular e piora a tendência ao sedentarismo. Isso leva à perda de massa óssea e muscular com consequente desencadeamento de dor e fraqueza muscular, destaca.

Diz que no inverno o corpo necessita de uma alimentação com carga energética um pouco maior, em torno de 30% acima do usado no verão.
Galloni recomenda que se faça uso do leite, seus derivados e das verduras de folhas verde escuras devido ao cálcio, proteínas para repor a massa muscular e carboidratos de forma não excessiva para suprir as necessidades energéticas. As vitaminas são de especial importância neste período do ano e podemos destacar a vitamina C que está nas frutas cítricas e a vitamina D que o próprio corpo produz por ação do sol.

– Quando observamos os pacientes, no consultório, os locais do corpo que mais acusam quadros álgicos, dor, é a região das costas. E o quadro é de dor, contratura muscular e limitação da mobilidade corporal.

Vera Soares Pedroso