Triciclo, produzido em Alegrete, recolhe lixo reciclável por catadores da Cooperativa Tiaraju

O projeto do Vereador, Vagner Fan( MDB) e Jomar Acosta, foi realizado no ano passado, para beneficiar os catadores de resíduos sólidos de Alegrete.

O Triciclo entregue em janeiro, deste ano, à Associação Tiaraju já está em atividade. De acordo com Nelson Freitas, da Cooperativa, ele ou genro operam o equipamento que está recolhendo os resíduos recicláveis nos bairros Capão do Angico, Dr Romário e Santos Dumont.

Eles fizeram o projeto e se inscreveram no Programa Valor S da Cooperativa Sicredi e a Associação foi contemplada com R$ 15 mil reais para o Projeto de aquisições de triciclos que vão auxiliar o trabalho da Associação de Catadores Tiaraju que fica na antiga Corlac.

O vereador diz que o modelo foi um protótipo desenvolvido aqui no município pelo serralheiro Geison Casseres Alves. -É inédito e  está sendo utilizado para a coleta de material reciclável em bairros de Alegrete, destacou.

O motor do equipamento é de moto, reduzido, com velocidade de 30km por hora e não há necessidade de habilitação. A capacidade de coleta de lixo reciclável e de 400 quilos.

Nelson Freitas, presidente da Cooperativa Tiaraju, comenta que ajuda muito, porque antes os sete cooperados precisavam empurrar  os carrinhos a pé com grande quantidade de lixo, o que sacrificava e demora mais neste trabalho de coleta pela ruas da cidade. O triciclo é a gasolina e próprios catadores que bancam o combustível.

Vera Soares Pedroso