UTI Neonatal de Alegrete completa 12 anos de um trabalho especial de salvar bebês prematuros

UTI neonatal de Alegrete
UTI neonatal de Alegrete

Neste dia 1 de junho um serviço super especial, que atende dentro da Santa Casa de Alegrete, completa mais um ano de existência. E nele passaram e irão passar muitas histórias de vitórias e evoluções. A UTI Neonatal de Alegrete que é a primeira morada de muitos bebês prematuros completa 12 anos.

O trabalho tornou a nossa Região Fronteira – Oeste como referência no Estado do RS, porque baixou significativamente a mortalidade infantil, desde que começou esse trabalho há 12 anos, informou a chefe da Neo, Drª Marilene Campagnollo.

Vanessa Moraes, coordenadora do grupo voluntário Mães da Neo Alegrete diz que, logo após o nascimento, filhos de mães de Alegrete e outras cidades do RS recebem, além de cuidados, muito amor e carinho junto às suas famílias.

As mães que tiveram na Neo a primeira casa de seus filhos, alguns pesando 500 gramas só expressam gratidão pela existência de cada pessoa que atua no local e, de acordo com Vanessa, não é equipe, mas a família Neonatal de Alegrete.

A mãe da pequena Lorena Mendonça Benevides, Rafaela Mendonça, destaca a primeira casa de sua filha e parabeniza pelo aniversário da UTI Neonatal de Alegrete

– Parabéns pelos 12 anos salvando vidas.

-Parabéns Santa Casa de Caridade de Alegrete por comportar uma estrutura que trás esperança e vida.

– Parabéns Dra Marilene Campagnollo, diretora da Neonatal por carregar amor e perseverança em cada passo seu.

São dez leitos, sendo oito do SUS e dois de convênio. Os oito do SUS estão lotados.

-São 12 anos de muito trabalho e dedicação de uma equipe qualificada em neonatologia, pediatria, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição e assistência social.

 

Vera Soares Pedroso
 Fotos antes da pandemia