Vereadores de Alegrete participam pela primeira vez de uma sessão ordinária online

A 11ª Sessão Ordinária do período legislativo, ano de 2020, foi histórica. Pela primeira vez uma sessão online foi realizada pela Câmara de Alegrete.

Com o fechamento da Casa por 60 dias, e o cumprimento do isolamento social em virtude da pandemia do coronavírus, a sessão desta quinta-feira (2), foi realizada com a presença online dos vereadores.

O Presidente, Vereador Moisés Fontoura, abriu os trabalhos da “Sessão Ordinária”, “via online”, no Plenário Vereador Gaspar Cardoso Paines, saudando os parlamentares, que pela primeira vez participaram deste novo formato, de atuação, conforme as orientações de distanciamento social, diante da pandemia de Covid-19.

Devido ao formato através do programa “Zoom Meeting”, não houve licença durante a Sessão Ordinária e todos os vereadores conectados participaram dos trabalhos. A sessão teve dedicações como é de praxe.

O vereador Rudi Pinto(PDT), dedicou ao alegretense Juliano Silveira, que está coordenando um trabalho social e voluntário, para arrecadação de alimentos, que serão distribuídos em prol das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Já a vereadora Maria do Horto(PT), destacou o Dia Mundial de Conscientização da Síndrome do Espectro Autista, comemorado neste 2 de abril, data criada pela ONU.

Pelo PSDB, o vereador Celeni Viana, dedicou a sessão aos profissionais da área da saúde, em especial aos parlamentares médicos, Dr. Glênio Bolsson e a Doutora Nívia Souza. “Diante do trabalho de alto cunho social, nesse momento de pandemia que assola o Brasil e o mundo”, enfatizou Viana.

Na mesma linha, o vereador Glênio Bolsson (PP), fez dedicação aos funcionários do Setor de Higienização da Santa Casa de Caridade de Alegrete. “Eles estão desenvolvendo um trabalho criterioso”, afirmou Bolson.

Sem pareceres das Comissões Permanentes da Casa, não houve votação de projetos e processos. Destaque para a indicação aprovada, onde a vereadora Nívia Souza (MDB), solicitou à Mesa Diretora da CMA a realização de estudos, objetivando a antecipação da devolução de repasses ao Poder Executivo. A vereadora solicitou ainda, a realização de estudos objetivando a suspensão da emissão de passagens, a suspensão de cursos, pelo período de 90 dias, bem como ampliação de medidas administrativas, que visem redução de gastos, no âmbito do Poder Legislativo. A pauta foi aprovada por unanimidade.

Durante o espaço de manifestações, os vereadores e vereadoras, fizeram seus pronunciamentos, pelo período de tempo permitido, na Sessão “via on line”, com colocações pontuais diante do momento vivenciado, e compartilhando trabalhos e encaminhamentos juntos aos órgãos governamentais e lideranças políticas, especialmente para a área da saúde, em prol da comunidade Alegretense.

O Presidente Moisés Fontoura, no encerramento dos trabalhos da Sessão Ordinária, via online, fez agradecimentos pontuais, em especial ao servidor Alisson Rogério, pelo empenho e atuação, para que a CMA realizasse a “Sessão Ordinária do dia”, de forma virtual, e garantindo a participação dos parlamentares, desde os seus respectivos gabinetes, ou mesmo diretamente de suas casas, com suporte adequado.

Conforme Ana Azzolin Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Alegrete, na próxima segunda-feira (6), acontece mais uma sessão ordinária online às 18 h. A Pop TV confirmou a transmissão ao vivo mais uma vez.

Júlio Cesar Santos      Fotos: Assessoria da Presidência CMA       Fonte: Assessoria de Comunicação CMA