Decreto autoriza o funcionamento do comércio com várias restrições em Alegrete

Apesar da pressão de muitos setores para a flexibilização das restrições às atividades econômicas em função da pandemia da COVID-19, os lojistas de Alegrete deverão respeitar a determinação de manter às portas fechadas. Porém, foi liberada a venda dos produtos desde que haja o cumprimento de algumas limitações.

Nesta quinta-feira(2), um novo Decreto do prefeito Márcio Amaral, liberou o atendimento de todo comércio, com exceção das academias e salões de beleza, desde que, de portas fechadas. As vendas devem ocorrer através do whatsApp, telefone, Delivery ou com horário marcado em que o cliente apenas vai receber a mercadoria na porta do estabelecimento comercial. A medida é muito clara e não permite que a empresa abra às portas.

O novo Decreto Municipal está alinhado às diretrizes do Decreto Estadual. Uma reunião nesta manhã, entre o Prefeito Márcio Amaral, comitê dos empresários (CEA e Sindilojas), assim como a área médica realizou a avaliação e entendeu que o comércio poderá retornar às vendas.

Algumas regras deverão ser mantidas como o atendimento com máscaras e higienização do produto. Já em relação as lojas de material de construção, prestadores de serviço de fibra ótica e tintas, o atendimento poderá ser com um balcão na porta, entretanto, sem permitir o acesso do cliente no estabelecimento comercial.

Diferente do que foi informado na tarde de ontem, com o Decreto Municipal, fica vetada a abertura de bares e afins.Todas as situações não será permitido aglomeração de pessoas, tanto no comércio quanto nos demais estabelecimentos citados. Também não foi liberado o funcionamento dos hotéis e motéis.

As pessoas, ao contrário, parecem estar mais relaxadas em relação ao aconselhamento de ficar em casa, pois as ruas estão visivelmente com movimento mais intenso durante o dia. O novo Decreto é alinhado pelo Estadual, por esse motivo, muitas empresas já estavam com atendimento conforme determinado, nesta tarde. Contudo, o Decreto Municipal será emitido nesta sexta-feira.