
No dia 17, mais de 4.300 alunos retornarão às salas de aula, marcando um novo ciclo de aprendizado e crescimento.
Segundo informações da Secretaria de Educação, Alegrete conta com 33 escolas municipais, atendendo um total estimado de 4.333 alunos. Destes, 1.608 estão matriculados na Educação Infantil, 2.675 no Ensino Fundamental, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e aproximadamente 150 no Ensino Médio. Para atender essa demanda, o Executivo Municipal conta com cerca de 800 profissionais atuando na educação, entre professores e servidores. A rede é composta por 12 Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs), 12 escolas de educação infantil e nove escolas rurais.
Leia mais: Max, com o cavaco embaixo do braço, encontrou em Jesus a salvação
Contratação de professores e impacto no início do ano letivo
Com relação à falta de professores, o secretário de Educação Rodrigo Guterres pontuou que, devido ao recesso escolar, não foi possível realizar a rescisão dos profissionais contratados antes do início do novo ano letivo. No entanto, a partir de segunda-feira (17), os professores concursados serão nomeados, com um reforço inicial de 46 docentes e 10 cozinheiras. “Isso implicará em um período de aproximadamente 15 dias com algum déficit de educadores, mas já entramos em contato com os pais e estamos organizando um plano de acolhimento para esses alunos. Nossa meta é ter tudo regularizado até o carnaval”, destacou o secretário.
Vagas na educação infantil e novas medidas
Sobre as vagas nas creches, o secretário orienta que, a partir da próxima segunda-feira (17), os responsáveis que ainda não realizaram a inscrição devem procurar o educandário mais próximo de sua residência ou aquele onde desejam matricular a criança. Assim, será realizado um cadastro para que todas as medidas necessárias sejam tomadas, garantindo a alocação das crianças conforme a disponibilidade de vagas.
A oferta de vagas na Educação Infantil também apresenta avanços. Em 2024, houve uma redução significativa no número de vagas faltantes, passando de 331 para 182. O retorno às aulas representa um período de desafios e expectativas, mas também reforça o compromisso da Prefeitura e da Secretaria de Educação em garantir um início de ano letivo eficiente, estruturado e acolhedor para todos os estudantes da Rede Municipal.