
O evento é uma realização da Prefeitura de Alegrete em parceria com a Secretária de Saúde e apoio do poder Legislativo Municipal.
A partir das 13h30min, começam as atividades. A primeira conversa será sobre o tema: fibromialgia- como podemos te ajudar?. Logo após, às 14h45min, a psicóloga, Nádia Mileto, abordará o tema As Dores do Corpo e da Alma.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
Logo após, 15h30min, acontece um coffee brack para os presentes na atividade. Em seguida, doutora, Gabriela Brandão, abordará o tema; dor invisível, impacto real. Após, se encaminhará o fim da atividade e encerramento do seminário inédito em Alegrete.
Fibromialgia é uma doença não articular e não inflamatória comum, mas mal compreendida e caracterizada por: dor generalizada, às vezes intensa; sensibilidade generalizada dos músculos, áreas ao redor de tendões e tecidos moles adjacentes; rigidez muscular; fadiga; confusão mental; transtorno do sono; e diversos outros sintomas somáticos.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
A doença causa dores e desconfortos com duração superior a de 3 meses e que podem sumir e voltar de acordo com alguns gatilhos, como o estresse, o desenvolvimento de doenças ou o acontecimento de eventos traumáticos.
Outra característica marcante desse problema é a sensibilidade exacerbada à dor. Alguns pesquisadores acham que isso acontece por conta do modo como as mensagens são enviadas ao cérebro, mas ainda são necessárias novas pesquisas para entender esse mecanismo.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
A fibromialgia é comum, ocorrendo 7 vezes mais em mulheres, geralmente jovens ou de meia-idade, do que em homens, crianças ou adolescentes. Em virtude da diferença entre os sexos, às vezes ela é não é percebida em homens. Frequentemente, ocorre em pacientes com outras doenças reumáticas sistêmicas concomitantes não relacionadas, complicando assim o diagnóstico e o tratamento.