4ª Parada Gaúcha do Orgulho Louco começa nesta quinta-feira (5)

 
4ª Parada Gaúcha do Orgulho Louco
A luta antimanicomial e contra o preconceito envolvem mais uma vez em Alegrete os ‘mentalistas’, como se autodenominam os usuários, familiares, técnicos e gestores da Saúde Mental, na 4ª Parada Gaúcha do Orgulho Louco. A variada programação, com o tema “Sou o que sou, por que nós somos”, acontece nos dias 5 e 6 em diferentes pontos da cidade, culminando com o desfile-caminhada na tarde de sexta-feira.
A primeira atividade é o Encontro dos Grupos de Ajuda e Suporte Mútuos em Saúde Mental (GAS Mental) no Salão Maria Amorim do Instituto Oswaldo Aranha às 9 horas de quinta-feira, com participantes de todo o Rio Grande do Sul e palestra da liderança de usuários dos EUA, Richard Weingarten. A partir das 14 horas no mesmo local, os trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde debatem a autonomia e protagonismo dos usuários da saúde mental.
4ª Parada Gaúcha do Orgulho Louco - 2
No dia 6, instituições ligadas à rede de Alegrete e outros municípios vendem produtos como artesanato, comidas típicas e apresentação de serviços no Bric Louco a partir das 9 horas na Praça Getúlio Vargas, mesmo horário em que o Projeto Livro Livre começa a ‘libertar’ obras literárias na área central da cidade. A abertura oficial e o acolhimento às delegações e visitantes da 4ª PGOL acontecem às 10 horas. Em seguida as entidades na área da saúde mental, educação e assistência social e cultura apresentam seus talentos no Palco Artístico e Cultural.
Com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, após as 10h30min grupos participam das Trilhas Ecológicas do Coração no Rio Ibirapuitã, Ponte de Pedra do Cerro do Tigre e também na casa do artista Chapéu Preto, com saída na Praça Getúlio Vargas. As 11 horas começam as oficinas Qorpo Santo: Eu Me Remexo Muito, com atividade física e dança, e Chapeleiro Maluco, com a produção de chapéus e cartolas para o desfile. O Piquenique e Festival de Comida de Calçada serão ao meio dia.
A grande atração do evento, o desfile-caminhada da Parada do Orgulho Louco está marcado para as 13h30min, com concentração na Rua Vasco Alves e trajeto pela Praça Getúlio Vargas, General Vitorino, General Sampaio, retornando novamente à praça para o Encontro de Bonecos e Teatro de Rua, com desfile das mascotes das instituições. O show de encerramento a partir das 17 horas terá os artistas Gui Mendes e Cristiano Fantinel.
Cartaz 4ª Parada do Orgulho Louco