A Sociedade Italiana foi criada para ajudar famílias de imigrantes em Alegrete

A influência das famílias de descendentes de italianos que vieram para Alegrete com uma primeira leva em torno de 1883 e depois com um maior contingente, na década de 50, são responsáveis pelo desenvolviomento da agricultura no Município. E um dos locais que congrega, até hoje, famílias dessa descedêndia é a Sociedade Italiana que, este ano, comemora 141 anos.

Luis Tâmbara- secretário da Italiana conta algumas curiosidades do local que iniciou com objetivo de ajudar sócios em casos de necessidades como pagar uma consulta, comprar alimentos, dentre os outros. A data de 15 de agosto de 1883 foi quando houve a constituição da entidade, inicialmente com a denominação Societa di Mutuo Soccorso Unione Italiana. O contabilista diz que as atas eram todas escritas em italiano e já os livros fiscais em Português. Na época, cada sócio pagava cinco contos de réis por mês.

Na sede mais recente, na Rua Gaspar Martins, a Sociedade Ítalo- Brasiliero Gulglielmi Marconi reúne, diariamente, famílias descendentes de italianos para jogar bocha, realizar eventos numa fraternidade entre os mais velhos que criaram sólidos vínculos de trabalho e constituíram suas famílias no maior Município do RS. E muitos vieram, numa época mas recente, de Santa Maria, Jaguari, Dona Francisca justamente porque aqui as terras abundantes tinham mais várzeas para plantar arroz, atividade que sabem realizar.

Marido de Fátima Jussara, vítima de atropelamento na Zona Leste, diz que o estado dela continua grave

E grandes empresas da cidade, também, tem o nome de italianos aqui na Terceira Capital Farroupilha, lembrou Tâmbara.

O contabilista diz que a maioria das famílias que fundaram a Sociedade Italiana não tem mais descendentes aqui. Ele acredita que esses imigrantes podem ter entrado pela Argentina, e permanecido um tempo aqui e depois foram subindo o Brasil. A atual diretoria da SI prepara uma série de eventos para marcar os 141 anos da entidade.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários